Qualidade de vida

Adotar um animal faz bem ao corpo e à alma. Veja qual combina mais com você!

Por Redação Doutíssima 14/05/2014

Adotar um animal pode ser uma experiência incrível. Além de dar um lar ao bichinho, você desenvolve sua responsabilidade e ainda ganha um novo companheiro para todas as horas. São inúmeras as opções de adoção, basta escolher o animal de estimação que mais combina com você.

Para que a relação com o seu bichinho seja harmoniosa, é preciso adotar um animal de estimação com um comportamento compatível com o seu estilo de vida e lembrar que qualquer espécie precisa de muito amor e cuidados especiais.

adotar um animal

Escolha aquele animal que mais se enquadra ao seu estilo e adote sem medo. Foto: Shutterstock

Adotar um animal para os filhos

Para quem tem crianças de até dois anos, os animais mais indicados são os porquinhos da índia e os hamsters, pois são fáceis de cuidar e ainda ajudam a criança a perder o medo e aprender a cuidar dos animais, compreendendo aos poucos o conceito de responsabilidade e perda.

Crianças em idades mais avançadas se dão muito bem com os cães. Eles são cheios de energia, dinâmicos e excelente companheiros para uma tarde de brincadeiras e carinhos. Algumas raças são mais obedientes, outras mais displicentes, uns são agitados, outros calmos.

É importante que os pais optem por adotar um animal que se encaixe ao estilo da família. Crianças agitadas se darão bem com o animado Border collie. Quem tem um pátio bastante espaçoso e adora brincar, irá curtir o Labrador, que é cheio de energia. O Buldogue, por outro lado, não tem “pique esportivo”, sendo o cão ideal para família mais caseiras e menos esportivas.

Adotar um animal raro também pode ser uma opção para famílias mais excêntricas ou que querem sair da rotina. Um bom exemplo é adotar um Floxiflux, da Nova Zelândia.

Para todos os públicos

Ao adotar um animal, a melhor opção para os idosos são as aves. Algumas têm bonitos cantos, outros são falantes como o papagaio. Já as calopsitas são lindas e muito dóceis com os seus donos. Especialmente nesta época da vida, os humanos curtem seus bichinhos pela dependência e importância que dão ao dono.

As pessoas solteiras ou que levam uma vida muito agitada, cheia de compromissos, devem optar preferencialmente por adotar um animal mais independente, como os gatos. Eles são amáveis com seus donos, mas, diferentemente dos cães, que vivem em grupos, eles não dependem do dono para se virar durante o dia, podendo ficar sozinhos por mais tempo.

Os exóticos, no entanto, podem surpreender os convidados, mantendo uma serpente ou iguana em casa. São animais mais perigosos que os cães ou gatos e que requerem autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) para serem adotadas ou compradas, e que requerem cuidados especiais.

Os benefícios em adotar um animal

1. Cada animal possui uma peculiaridade, um comportamento e algo de encantador. Escolha aquele que mais se enquadra ao seu estilo e adote sem medo;

2. Os animais têm sensações, são inteligentes, têm memória e uma profunda sensibilidade de convívio com outras espécies e com o ser humano;

3. Os animais são excelentes aliados das pessoas tímidas ou deprimidas, pois podem ser uma fonte de afeto e carinho, gerar interação ou reinserção social e motivar, até mesmo, a prática esportiva por necessitarem também se movimentar;

4. Não há nada como perceber a felicidade do seu animal de estimação, quando você chega em casa, mesmo cansado após um longo dia de trabalho.

5. Interagir com animais de estimação é uma atividade relaxante. A relação entre o bichinho e seu dono é estimulante e enriquecedora. Com o tempo, um aprende com o outro.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como lidar com o seu filho e a morte de um animalzinho

Animais de estimação trazem benefícios à saúde humana

Saúde do animal de estimação: porque o banho e escovação são importantes

Alergia a gato ou cachorro: entenda porque acontece

Ter um cachorro faz bem para a saúde

Você sabia que a moda agora é colocar aparelho dental no seu cachorro

Tudo sobre a síndrome do gríto do gato