A insônia é a incapacidade de controlar o sono e suas causas podem ser orgânicas ou psíquicas. A identificação do que está causando o distúrbio é um passo importante na tentativa de combater a insônia.
Estudos apontam que em torno de 42% da população mundial sofre com algum nível do problema e que, em cerca de um terço das consultas médicas, os pacientes reclamem da qualidade de seu sono e buscam soluções para combater a insônia.
Quem sofre com este distúrbio do sono deve aprender a readequar o seu estilo de vida para combater a insônia. Em alguns casos, pode ser preciso recorrer ao apoio de um médico para fazer o tratamento adequado.
Como combater a insônia
Para quem busca combater a insônia, a primeira dica é manter um horário pré-determinado para deitar e para acordar. Essa atitude é essencial para regular o ritmo circadiano (relógio biológico) do organismo.
Além disso, inserir na rotina hábitos simples, como abrir janelas, iluminar a casa com a luz natural ou sair à rua ajuda a estimular o centro de alerta do cérebro e é outra forma de combater a insônia. Dessa forma, o corpo consegue diferenciar dia e noite (horário de ficar acordado do de dormir).
Na última hora antes de dormir, procure realizar atividades relaxantes: ouvir músicas calmas, ver um programa tranquilo na televisão ou mesmo utilizar-se de técnicas de relaxamento. Evite pensar nos seus problemas ou preocupações antes de dormir. Além de evitar crises de ansiedade, isso ajuda ainda a preparar o corpo para a hora de dormir.
Se não conseguir dormir em 30 minutos após deitado na cama, levante-se e realize alguma atividade relaxante, como ouvir uma música suave ou mesmo ler. Ficar deitado à espera do sono, tentando dormir e controlando o relógio, pode acabar gerando ansiedade e prolongar o quadro, tornando-se difícil combater a insônia.
Evite alimentos com cafeína e álcool ou de difícil digestão nas horas antes de dormir. Comer em excesso também é prejudicial ao sono, podendo causar pequenas interrupções. Não se alimentar adequadamente à noite é igualmente prejudicial, pois dormir em jejum pode levar à hipoglicemia no meio da noite, o que interfere na manutenção do sono.
Exercícios para combater a insônia
A prática de exercícios é essencial para a manutenção do sono e combater a insônia. Se você ir à academia, caminhar ou mesmo realizar tarefas domésticas até cinco horas antes de dormir, isso ajudará seu corpo a relaxar.
A atividade física libera endorfina e aumenta a temperatura do corpo e o metabolismo, que tendem a cair depois de cerca de cinco horas. Dessa forma, o organismo entra em um estado ideal para o sono, o que lhe ajudará a combater a insônia.
Geralmente, as pessoas com insônia possuem um estado de hiperalerta, ou seja, acordam facilmente. Por isso, o ideal é fazer do quarto um ambiente tranquilo, silencioso e com uma alimentação adequada. Um colchão confortável, cortinas do tipo blackout e materiais para isolar o ruído podem ser ótimas opções.
Os medicamentos para dormir também são alternativa, mas devem ser usados somente sob acompanhamento médico. Outra alternativa para melhorar os casos de insônia é ingerir, antes de dormir, alimentos que estimulem o sono, como chás de camomila e melissa, leite morno, banana, alface, cereais, couve, mel e maracujá.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
O mal do cotidiano: saiba como tratar a insônia por meio da Hipnose clínica condicionativa
Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia
Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia
Conheça alguns remédios naturais para insônia
Como acabar com a insônia sem precisar contar carneirinhos