Especialidades > Zen

Dormir após almoço faz bem à saúde, apontam estudos

Por Redação Doutíssima 05/06/2014

Muitas pessoas gostariam de dormir após almoço, mas nem todas conseguem adotar este hábito, especialmente em dias de semana. Para quem consegue, uma boa notícia: estudos comprovam que dormir após almoço faz muito bem à saúde.

A chamada sesta pode parecer estranha para quem tem uma rotina atribulada e cheia de tarefas, mas é uma prática que deveria ser seguida por todos. Os médicos até já recomendam dormir após almoço, já que este hábito melhora o desempenho nas atividades durante o resto do dia e, consequentemente, traz mais saúde.

Dormir após almoço melhora o desempenho nas atividades durante o resto do dia. Foto: Shutterstock

Dormir após almoço melhora o desempenho nas atividades durante o resto do dia. Foto: Shutterstock

Benefícios de dormir após almoço

Os benefícios da prática de dormir após almoço são muitos.Após este cochilo, a temperatura do corpo tende a baixar e, automaticamente, o corpo relaxa. O corpo pede este descanso durante o dia e a sesta deve ter uma duração máxima de meia hora.

Em alguns países como, Japão, Canadá e Estados Unidos, algumas empresas oferecem uma sala para o funcionário dormir após almoço. Porém, esta prática ainda é bastante rara em empresas do Brasil.

Um setor que sofre bastante com a ausência deste hábito após o almoço é o comercial. Segundo estudos, vendedores e balconistas precisariam dormir após almoço para desempenhar melhor os seus papéis, mas isso não acontece nem com os patrões, que não costumam ter um momento para adaptar o corpo ao dia sempre corrido e cercado de estresse.

Estudos revelam que os trabalhadores que costumam dormir após almoço, mesmo que não seja um sono profundo, possuem maior chance de apresentar uma produtividade superior à dos demais colegas que, por sua vez, não utilizam um tempo para descansar durante o expediente de trabalho.

É importante, no entanto, prestar atenção quanto a um possível exagero de sono durante este período do dia. Para os casos de indivíduos que possuem tendência muito forte a sentir sonolência no trabalho ou em alunos, após a aula, a principal causa remete à ausência de sono suficiente durante a noite. Dormir mais de meia hora no período da tarde é um indicativo de que algo não vai muito bem no sono noturno.

Já para as pessoas que enfrentam algum tipo de problema estomacal ou que sofrem de insônia, o hábito de dormir após almoço não é recomendado por médicos, já que a prática pode resultar em efeitos negativos, como prejudicar o processo de digestão dos alimentos ou, ainda, dificultar o sono durante à noite.

Dicas para encaixar uma sesta após o almoço

1. Para começar, procure um lugar tranquilo, sem barulho e, de preferência, que seja um ambiente escuro ou com pouca luminosidade, o que tornará o seu cochilo mais agradável;

2. A sesta deve durar cerca de 30 minutos e ter um tempo máximo de 45 minutos. Portanto, respeite o seu relógio biológico;

3. Durante o almoço, para estimular o organismo e prepará-lo para a sesta, prefira alimentos mais leves, como as frutas e as verduras;

4. Também procure não ingerir cafeína, que é encontrada em alimentos como café, refrigerantes e chá. Evite também qualquer tipo de bebida alcoólica.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento