Cabelos

Veja 4 dicas simples para proteger seus cabelos no inverno

Por Redação Doutíssima 19/06/2014

Além do charme, os dias mais frios trazem consigo também os danos à nossa pele e cabelo, causados pelas baixas temperaturas. Saiba como proteger os seus cabelos no inverno! 

 

cabelos no inverno

Foto: shutterstock

 

O inverno é uma estação que inspira a elegância, pois as baixas temperaturas permitem uma composição mais elaborada do look, maquiagem dura mais tempo na pele e tudo isso ajuda a mostrar ainda mais o charme, principalmente das mulheres.

Porém, na estação mais fria do ano os cabelos também sofrem com os efeitos do clima. O vento, a umidade e o frio ressecam os cabelos, deixando os fios opacos, rebeldes e sem vida, o que pode acabar ofuscando a beleza. Isso acontece porque neste período a pele e os cabelos produzem uma quantidade menor de oleosidade, uma resposta fisiológica do organismo às baixas temperaturas que diminuem a hidratação natural dos cabelos.

O oposto também pode acontecer. Devido ao uso de água em temperaturas muito elevadas durante o banho, o couro cabeludo pode desenvolver uma quantidade superior de oleosidade, contribuindo para o aparecimento da caspa. Mas nem tudo está perdido. Com alguns cuidados e tratamentos é possível proteger os cabelos no inverno, deixando sempre lindos e saudáveis.

 

Protegendo os cabelos no inverno?

 

Não é necessário gastar uma fortuna em salões de beleza para proteger os cabelos no inverno, mesmo quando as temperaturas não favorecem. Com alguns cuidados feitos em casa mesmo é possível ter os cabelos deslumbrantes, o que deixa qualquer mulher mais segura e satisfeita.

 

Dicas para proteger os cabelos no inverno:

 

– Hidrate semanalmente seus cabelos para que eles não sofram tanto com os efeitos nocivos do inverno. É recomendado por profissionais que seja feita pelo menos uma hidratação mais forte por semana, seja com produtos caseiros ou mesmo no salão. Para que a hidratação caseira seja mais eficiente misture nos cremes ampolas de tratamentos. Caso o seu cabelo continuar ressecado, substitua o condicionador por máscaras de tratamento quando for lavar.

– Lave corretamente os seus cabelos para mantê-los saudáveis no inverno. É aconselhado por dermatologistas e profissionais da beleza lavar os cabelos por no mínimo três vezes por semana. É muito importante também não lavar os cabelos em água muito quente. Apesar do clima do inverno pedir banhos quentes, evite lavar os cabelos com a mesma temperatura da água do seu banho. Uma boa solução é enrolar-se em uma toalha e lavar apenas a cabeça em água morna com a mangueira do chuveiro. A água quente em contato com o couro cabeludo favorece o aumento da oleosidade, o aparecimento de caspas, queda capilar e desbotamento da cor.

– Utilize com cautela o secador e a chapinha. O cabelo quente pós chapinha e secador entra em choque térmico quando em contato com o ar frio do inverno. O choque térmico favorece ainda mais o ressecamento dos fios. É aconselhado utilizar a chapinha em situações extremamente necessárias e o secador em temperatura morna ou fria se possível. Além disso, não dispense o uso de cremes com proteção térmica antes de secar os cabelos.

– Use leave-in quando expuser os cabelos em temperaturas frias. Para prevenir o ressecamento dos fios aplique um bom leave-in nos cabelos diariamente. O produto forma uma película protetora nos fios, impedindo que sofram os efeitos danosos das baixas temperaturas.

Aproveitem as dicas de como proteger seus cabelos no inverno e deixe seus cabelos lindos na estação mais charmosa do ano!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais

 

15 Penteados de cabelos presos para combater o calor

O segredo dos cabelos de Kim Kardashian

7 cortes de cabelo para rosto oval

Dê adeus aos cabelos volumosos com esses truques

Dicas para fazer o babyliss em casa

6 Cuidados especiais para cabelos longos