Clínica Geral

Por que o joanete ataca os pés? Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 12/06/2014

Nome dado ao calo que surge na extremidade externa do dedo do pé, o joanete é um incômodo que causa dor, é feio e traz uma série dificuldades para o indivíduo calçar um sapato.

O que leva ao joanete

Atingindo tanto homens quanto mais mulheres, apesar de ser mais predominante em mulheres, o joanete pode ser explicado pela genética. Quem tem familiares com o problema possui muito mais chances de também desenvolver o joanete mesmo antes dos 30 anos, idade em que ela costuma aparecer.

joanete

Em caso de joanete, cuide de seus pés e use sapatos que não apertem os dedos. Foto: Shutterstock

O joanete é uma deformidade chamada hálux valgo, que atinge o osso metatarsiano do primeiro dedo do pé. Na maioria dos casos, o aparecimento do calo na lateral do pé está associado à predisposição genética, sendo que o uso de calçados apertados, sapatos de bico fino e salto alto não é a causa do problema, como se acreditava antigamente. Tanto que muitas pessoas que nunca calçaram sapatos têm joanete. Ao mesmo tempo, há mulheres que usam sapatos apertados, com bico fino e salto alto a vida inteira e não desenvolvem joanete.

Dessa forma, a soma da predisposição genética e o uso desse tipo de calçado aumentam as chances de ter o problema. Além disto, o uso deste tipo de calçado agrava e pode acelerar a deformidade, além de causar e gerar muita dor no indivíduo. Com isto, grande parte das mulheres acaba tendo sua vida social prejudicada pelo joanete.

Enfrentando o joanete

Para piorar o quadro, elas não contam com muitos recursos para conter a sua evolução, a não ser fazer uso de calçados mais confortáveis ou apostar em separadores de dedos que são vendidas em lojas ortopédicas. Eles afastam o dedão dos outros dedos, evitando um pouco as dores. No entanto, a utilização deste material não tem qualquer eficiência para tratar a causa, visto que o joanete é autoperpetuante. Ou seja, quando começa, se auto-alimenta.

Além do fator hereditário, também são apontados como possíveis causas dos joanetes a presença de doenças reumáticas e o tipo de pé da pessoa. Quando se tem um pé plano ou egípcio, em que o dedão é maior que o segundo dedo, a predisposição para se desenvolver um joanete é maior.

Como não há como combater a causa, o que se pode fazer é tratar o sintoma, que normalmente pode ser identificado pela presença de pele avermelhada e com calosidade na extremidade interna do dedão do pé. Também é comum o indivíduo sentir dores nas juntas, o que acaba sendo agravada pela pressão dos sapatos.

Dicas contra o joanete

Ao diagnosticar o joanete, tome cuidado com seus pés e use sapatos que não apertem os dedos. Geralmente isto soluciona o problema e previne a necessidade de qualquer tratamento futuro.

No caso do joanete piorar, causando grave deformidade ou dor, o indivíduo deve se submeter a uma cirurgia para realinhar o dedo e remover o calo ossudo.

No entanto, apesar de existir dezenas de técnicas cirúrgicas para tratar do joanete, o procedimento cirúrgico só é recomendado em casos de muita dor e desconforto. Se as motivações forem somente estéticas, por mais que elas sejam um incômodo paras as mulheres, a intervenção não é indicada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como tratar o difícil joanete

7 Dicas para evitar calos, micoses e mau cheiro na hora de malhar

Como tratar calos

Atenção pacientes: artrite é irreversível, mas a maioria das pessoas ainda não sabe disso

Causas da artrose e tratamento

Fisioterapia pode ser importante aliada contra a artrite reumatoide

Como evitar varizes sem abrir mão do salto no dia a dia