Clínica Geral

Terapia ocupacional para idosos ajuda a lidar com o envelhecimento

Por Redação Doutíssima 25/06/2014

O planejamento de atividades é muito importante ao longo da vida, independente da nossa faixa etária. Conforme envelhecemos, contudo, ter este tipo de organização se faz muito mais que necessário e, diante disso, a terapia ocupacional para idosos aparece como uma valiosa opção, uma vez que os mais velhos costumam ter bastante tempo ocioso.

Aplicações da terapia ocupacional para idosos

Com a ajuda de um terapeuta ocupacional, as atividades exercidas pelos idosos poderão aliar autocuidados, prevenção e tratamento de doenças, além de melhorar a sua qualidade de vida. São motivos de sobra para buscar o auxílio da terapia ocupacional para idosos, não é mesmo?

terapia ocupacional para idosos

Atendimento profissional possibilita ao idoso melhorar a sua qualidade de vida. Foto: Shutterstock

Ganho social com a terapia ocupacional para idosos

A terapia ocupacional para idosos ajudará, inclusive, para que ocorra a interação social das pessoas, a qual é, geralmente, dificultada nesta fase da vida, em especial devido aos déficits cognitivos que costumam aparecer e que são oriundos do processo do envelhecimento.

Diante disso, a terapia ocupacional para idosos traz a possibilidade de se investir em atividades que reúnam a consciência corporal, o relaxamento, as dinâmicas de grupo, as palestras e os exercícios específicos, os quais devem ser direcionados de acordo com as dificuldades individuais de cada um dos participantes.

Como ocorre a terapia ocupacional para idosos

Durante a terapia ocupacional para idosos, os profissionais envolvidos na atividade conseguem observar as especificidades do corpo e da mente de cada um dos pacientes.

Tal característica da terapia ocupacional para idosos permite que se busquem alternativas e estratégias para amenizar as dificuldades do indivíduo na terceira idade, sejam elas de origem psicológica, social ou física, assim como para que sejam superadas ou, pelo menos, adaptadas para uma melhora diária.

Quando o trabalho é realizado em grupo, que é exatamente o que ocorre na terapia ocupacional para idosos, o indivíduo conta ainda com a oportunidade de interagir socialmente com outras pessoas da sua faixa etária.

Terapia ocupacional para idosos em casa ou na clínica

Durante a terapia ocupacional para idosos, o terapeuta poderá escolher ambientes diferentes para trabalhar com os idosos, que pode ser uma clínica especializada ou até mesmo em casa.

Quando o atendimento acontece no ambiente domiciliar, se torna possível fazer um trabalho de prevenção no local, principalmente quanto à adaptação do ambiente para prevenir as quedas na terceira idade.

Dependendo do caso, a ajuda poderá servir para atividades aparentemente simples do cotidiano, como calçar um sapato ou vestir roupas mais adequadas. A terapia ocupacional para idosos ajudará ainda na organização da rotina.

A iniciativa atende as diferentes dificuldades decorrentes do processo de envelhecimento. Além de saber indicar quais são as melhores formas para realizar algumas tarefas básicas do cotidiano, a terapia auxilia na qualificação do desempenho de idosos portadores de doenças que interferem no exercício cognitivo. Entre elas, estão o mal de Parkinson, a doença de Alzheimer e a artrose.

Os cuidados da família são essenciais ao paciente, mas a terapia ocupacional para idosos não ocorre sem o auxílio do atendimento profissional, já que o especialista irá trazer ainda mais benefícios para a melhoria da sua qualidade de vida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

15 vitaminas e minerais vitais para a sua saúde

Idosos que comem peixes têm maior expectativa de vida, afirmam cientistas americanos

Vitamina D e agilidade mental: conheça os alimentos melhoram o raciocínio dos idosos

7 Alimentos que não podem faltar na dieta dos idosos

Cuidados que os idosos devem tomar com os remédios

Os benefícios da hidroginástica para idosos

8 Dicas de maquiagem para idosos