A amamentação é a principal fase e a mais marcante da vida de um bebê, onde a criança cria um vínculo muito grande com a mãe. Por isso, parar de amamentar de forma muito rápida pode criar um trauma para a criança. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e especialistas da área, durante o desmame, a mãe deve trocar aos poucos o leite materno por outros alimentos.
Quando iniciar o desmame
Segundo pediatras, o leite materno deve ser a única alimentação do bebê até os seis meses de vida. A partir desta idade, os pais podem começar a introduzir outros alimentos no cardápio junto ao aleitamento materno, que continua até os dois anos. Vale lembrar que a maioria das crianças para de mamar antes do segundo ano de vida, porém é preciso consultar o pediatra para ver se o leite materno não fará falta.
Comece o desmame sem mamadeira
O ideal durante a fase de desmame é usar um copinho e uma colher para dar o leite ao bebê. O uso da mamadeira não é indicado porque a criança se acostuma demais com ela e depois é difícil de tirar. Sem contar que a mamadeira pode prejudicar a formação de toda a estrutura da boca do bebê e ainda trazer outros problemas de saúde.
A partir do sexto mês, incentivando o desmame, os pais podem começar a dar sucos e frutas em papa para o bebê. Nos sete meses, pode começar a papinha salgada e, com um ano, são permitidos os alimentos em geral. Porém, devem evitar dar muito sal e açúcar, pois isto prejudica o desenvolvimento da criança.
Não incentive o gosto ruim no desmame
Durante a fase do desmame, a mãe jamais deve passar qualquer substância de gosto ruim no peito. Este é um péssimo hábito para fazer a criança parar de mamar. Para o bebê, a amamentação é um momento prazeroso e ter que experimentar, de uma hora para outra, um gosto horrível, pode lhe trazer um trauma grande.
Voltar da licença maternidade e não conseguir dar as mamadas que o bebê precisa diariamente é um dos maiores problemas enfrentados pelas mães. Se a mãe trabalha e não tem tempo durante o dia para amamentar seu filho, ainda assim, os pediatras recomendam que ela faça isso antes de dormir.
Outra opção para a mãe é se programar para tirar o leite e deixar um estoque em casa. Segundo o Ministério da Saúde, o leite dura 24 horas na geladeira e até 15 dias no freezer. Caso você opte por congelar, quando for usar, o leite deve ser descongelado na geladeira e aquecido em banho-maria. Você pode fazer um teste dias antes de voltar ao trabalho.
Desmame pode afetar vínculo
Segundo alguns especialistas, a fase de desmame pode prejudicar o vínculo que existe entre o bebê e a mãe. Porém, a mãe cria uma ligação poderosa durante a fase de amamentação, que não se perde depois tão facilmente: basta mantê-la por meio de conversas, de carinho, de músicas, de colo, de brincadeiras e de outros hábitos diários.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Tudo o que você precisa saber sobre a fralda do bebê
Como tirar as fraldas do seu filho
6 Assuntos importantes para discutir com seu parceiro antes da chegada do bebê
Brincadeiras para os primeiros 12 meses do bebê
Querendo inovar na comidinha do seu filho? 8 Papinhas de frutas para o seu bebê no verão
Vida de bebê: veja a reação de bebês descobrindo novas sensações