Exercícios

Dextrose fornece energia e ajuda no ganho de massa muscular

Por Redação Doutíssima 26/06/2015

Para quem quer ganhar massa muscular e obter melhores resultados na academia, os suplementos podem ser grandes aliados. A dextrose é usada por fisiculturistas e atletas para induzir um pico de insulina e repor o glicogênio nas células que é perdido durante o treinamento. Apesar da eficácia, é preciso consultar um médico antes de usar qualquer suplemento.

 

A dextrose é um açúcar simples, também conhecido como glicose, rapidamente absorvido pelo organismo e por isso uma fonte rápida de energia. Ela possui uma classificação de alto índice glicêmico, o que significa que provoca uma mudança sensível nos níveis de açúcar no sangue. Esse suplemento é vendido na forma de pó e tem custo relativamente baixo.

dextrose

Suplemento usado após o treino é uma fonte de energia rápida para os músculos. Foto: iStock, Getty Images

 

Dextrose e índice glicêmico

Os carboidratos entram na corrente sanguínea como glicose. Eles podem ser destinados às células do músculo e usados como combustível para fornecer energia, ou então armazenados nas células de gordura como triglicerídeos. Quem carrega a glicose através do sangue e determina onde ela deve ser depositada é um hormônio chamado insulina.

 

A velocidade desse processo é medida pela taxa de índice glicêmico dos alimentos consumidos. Quanto maior essa taxa, mais rapidamente eles são processados e entram na corrente sanguínea como glicose. A dextrose é um suplemento de alto índice glicêmico.

 

A partir daí, é possível entender o motivo de ela ser tão benéfica para a saúde muscular. Depois de se exercitar, seus músculos estão com os estoques de energia esgotados, e a ingestão do suplemento praticamente obriga que a insulina deposite a glicose nas células do músculo – e não nas reservas de gordura. Isso é fundamental para o processo de recuperação muscular.

 

A insulina também é responsável por carregar outras substâncias aos músculos, como proteínas e aminoácidos. Assim, ao ingerir a dextrose, você estará causando um efeito positivo sobre a forma como o corpo processa os nutrientes que lhe são fornecidos.

 

Não bastasse isso, ela é considerada um carboidrato simples. Isso significa que é uma ótima fonte de fornecimento de resistência para a prática de exercício físico.

 

Como usar a dextrose em sua rotina de treino

A maneira mais fácil de usar esse suplemento é no pós-treino, adicionando-o ao seu shake. A quantidade ideal deve ser indicada por um médico ou nutricionista, mas normalmente é em torno de duas vezes o número de gramas de proteína.

 

Então, se você está tomando 1,5 colheres de proteína de whey protein, adicione 45 a 60 gramas de dextrose. Coloque uma pitada de canela para ter uma bebida pós-treino saborosa. Ela irá atuar rapidamente na recuperação muscular e no aumento dos resultados de desempenho.

 

Para quem pensa em ter energia rápida para treinar, esse suplemento pode não ser a melhor opção.

Um estudo publicado no The Journal of Nutrition em 2009 descobriu que comer uma refeição de baixo índice glicêmico antes do exercício melhora a queima de gordura durante o exercício. Em outras palavras, é preciso evitar suplementos de alto índice glicêmico antes do treino.

Por outro lado, uma outra pesquisa de 2010 também sugere que a proteína no pré-treino pode aumentar a quantidade de calorias que você queima após o treino, e que o uso desse suplemento é capaz de inibir esse efeito.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!