Cabelos

Implante capilar: saiba mais sobre a técnica

Por Redação Doutíssima 28/06/2014

A calvíce, um dos problemas que mais preocupa os homens de um modo geral, pode estar com os dias contados. É o que prometem as novas técnicas de embelezamento. Entre as tendências de tratamento, o implante capilar pode ser uma solução definitiva. O procedimento pode ser realizado em homens e mulheres.  

 

 

implante capilar

O implante capilar pode ser feito em homens e mulheres.

 

Implante capilar X Transplante capilar 

No implante capilar, são inseridos no couro cabeludo fios artificiais,  com material sintético, isto é, o doador não é o próprio receptor. Já o transplante capilar consiste em implantar no couro cabeludo fios retirados da própria pessoa. As raízes são retiradas de uma área mais densa e transplantadas para a área a ser corrigida.

 

Como é feito o implante capilar

 

O implante capilar consiste em fixar no couro cabeludo fios artificiais, produzidos com material sintético. Antes de fazer o procedimento, deve ser realizado um teste, chamado de pré-implante. Durante esse exame, são colocados em média 100 fios e verificada a reação do couro cabeludo. Estando tudo de acordo, o implante capilar poderá ser finalizado. O tratamento dura em média de 10 a 15 dias, podendo ser implantado cerca de 8 mil fios artificiais.

 

Essa técnica moderna ajuda a quem antes temia a calvície e que agora tem a opção de continuar sendo vaidoso e mantendo o estilo. O implante capilar vem com tudo para ajudar a promover o bem-estar, além de elevar a autoestima e ajudando a proporcionar uma melhor qualidade de vida.

 

calvice

Consulte um especialista para saber se a sua calvíce pode ser resolvida com um implante capilar

 

Indicações do implante capilar

 

Quanto às indicações, o implante capilar é recomendado a quem precisa de resultados urgentes, ou em casos onde a densidade do cabelo precisa ser igual em toda a cabeça.

 

Sugere-se que o procedimento seja feito por pessoas maiores de 25 anos de idade e que não tenham nenhum tipo de inflamação no couro cabeludo. No entanto, o correto é sempre consultar um especialista antes de partir ao implante capilar, que não é recomendável para todos.

 

Isso acontece geralmente quando existe a presença da alopecia areata, uma doença na qual as células do sistema imunológico impedem os folículos de produzir cabelo. Dessa forma, o implante capilar seria inútil e ineficaz.

 

 

 

após implante

Diferente do transplante, o implante capilar é feito com fios artificiais

 

Riscos do implante capilar

 

O implante capilar é uma cirurgia e, como tal, envolve conhecer e entender alguns riscos de forma a minimizá-los. O indivíduo que se submeter à intervenção tem que tomar anestesia local e há, ainda, uma preparação para o procedimento e cuidados após ele, o que inclui um período de pós-operatório a ser respeitado.

 

Durante algum tempo depois do implante capilar, é necessário fazer uso de medicamentos, inclusive para a dor, já que o couro cabeludo fica muito sensível logo após a finalização do processo. Trata-se de uma intervenção cirúrgica nada barata e que não é coberta pela maioria dos planos de saúde.

 

Antes de decidir fazer a cirurgia, pense cuidadosamente sobre suas expectativas e as discuta com o seu cirurgião. É importante entender que todas as técnicas de implante capilar usam seu próprio cabelo. O objetivo da cirurgia é encontrar o uso mais eficiente para o cabelo existente. Demais fatores tais como a cor do cabelo, a textura e a ondulação também podem afetar o resultado estético

 

careca

A calvíce pode ser causada por alterações hormonais, estresse ou genética.

 

 

Saiba mais sobre a calvície

 

Conhecida também como alopecia androgenética, a calvície pode ter origem genética, ou estar relacionada com alterações hormonais, com estresse emocional e com a idade avançada. Os portadores de calvície possuem, no local do folículo, um aumento do hormônio dihidrotesterona (DHT), o que faz com o cabelo se torne cada vez mais fino, até cair.

 

De maneira geral, a queda de cabelos fica mais evidente por volta dos 20 aos 30 anos de idade e, por isso, é importante que o tratamento ocorra de forma precoce, para que os fios não fiquem muito finos. Nos casos em que isso não for possível, a solução para muitos homens pode ser optar pelo implante capilar.

 

Saiba mais sobre as técnicas de reposição capilar no vídeo abaixo:

 

 

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!