Clínica Geral

Xô, incômodo! Confira 7 dicas para melhorar a dor nas costas

Por Redação Doutíssima 04/07/2014

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população no mundo vai padecer de uma dor nas costas pelo menos uma vez na vida. Em alguns casos, a dorsalgia, termo usado pelos médicos, pode ser mesmo uma doença crônica.

Ela incomoda e, normalmente, impede a execução de muitas tarefas, movimentos ou afazeres do dia a dia, como carregar sacolas, dançar e até mesmo caminhar, quando o problema torna-se grave. A dor nas costas provém de diversos fatores – entre os principais, o estresse, a idade, desvios posturais e disfunções musculares ou articulares.

Mas o que pode ser feito para combater esse problema? De acordo com especialistas, o tratamento é constituído basicamente por bons hábitos, fisioterapia, exercícios físicos e compressas com bolsas quentes em situações de crise. Fique por dentro das nossas dicas e livre-se da dor nas costas!

dor nas costas

7 dicas para melhorar a dor nas costas

  1. Alongue-se! O alongamento da musculatura melhora a postura corporal, previne lesões, o aparecimento da dor nas costas, diminui o estresse e a ansiedade. Faça diariamente, a qualquer hora do dia, especialmente durante longos períodos em posição sentada. Especialistas recomendam uma pausa durante o trabalho para alongar – isso diminui em quase 80% o aparecimento de dorsalgia.
  2. Fortaleça a sua região abdominal. Isto estabiliza a coluna vertebral, evitando a dor nas costas. Para trabalhar essa região, execute repetições de exercícios abdominais, com ou sem peso. É indicado recorrer às instruções de um bom professor de educação física.
  3. Durma com boa postura. Determinadas posições podem causar, em longo prazo, desvios posturais e até mesmo hérnia de disco. Fisioterapeutas indicam que a melhor posição ao deitar-se é de lado, com os braços abaixo do queixo e os joelhos flexionados, com um apoio entre eles – uma almofada ou travesseiro. Assim, você mantém a coluna cervical alinhada. Além disso, escolha um colchão ortopédico e prefira travesseiros baixos.
  4. Levante pesos corretamente. Quando for malhar, lembre-se de carregar o peso o mais próximo possível do seu corpo. Não faça contorcionismos para transportar um objeto pesado, porque isso ocasiona hérnia de disco. E, por ultimo, flexione os joelhos e abaixe, quando for pegar algo no chão.
  5. Exercite-se! Um programa de exercícios físicos que tenham certo impacto fortalecem os músculos das costas, o que permite a estabilização da coluna vertebral e evita lesões e dores.
  6. Relaxe. A técnica alivia o estresse, a tensão muscular e a ansiedade, grandes vilões para a coluna vertebral. Escolha um momento do seu dia e pratique relaxamentos, em um local confortável, aquecido e tranquilo.
  7. Cuide de sua postura! Preste atenção à postura em todos os momentos do dia. Ande sempre com os ombros alinhados, evite curvar a coluna. Quando for se sentar, mantenha a lombar bem apoiada.

 

Siga atentamente as dicas acima e verifique se a sua dor nas costas desaparece. Procure um médico, caso os sintomas persistam.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

5 posturas para curar a dor nas costas

5 passos para evitar a dor nas costas

15 dicas para aliviar a dor nas costas na gravidez

Como a fisioterapia pode ajudar na lombalgia gestacional

Você tem dor nas costas? Pode ser lombalgia!

Tudo sobre a hérnia inguinal

O que é e como tratar a Hérnia de Hiato