Você sabia que a água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro são aliados da sua voz e a ajudam a evitar a rouquidão? Saber como prevenir o problema e, ainda, o que fazer quando ele já está instalado, é fundamental para a nossa comunicação no dia a dia.
Evitar da rouquidão é cuidar da voz
A voz, além de ser um canal para a fala, revela nossas emoções e sentimentos. Um exemplo é quando ficamos nervosos, que a voz costuma ficar mais aguda. Eis um dos motivos pelos quais é importante cuidar bem da garganta e do nariz, para evitar quadros de rouquidão e de afonias.
Como enfrentar a rouquidão
Caso a rouquidão já esteja instalada e você precise recuperar a voz com certa urgência, existem soluções caseiras além destas apresentadas no início do texto. Uma dica é preparar uma receita com cebola e limão. Basta picar a cebola, colocar em um recipiente pequeno e deixar repousar com o suco de limão e água durante a noite.
Outra opção é o gengibre, que possui propriedades medicinais e é muito indicado para o tratamento de problemas na garganta. Esta é uma dica de tratamento imediato para casos de rouquidão: pegue um pedaço da raiz e mastigue. Aos poucos, sua voz vai recuperando a normalidade.
Dicas para prevenir a rouquidão
Para que você saiba como evitar a rouquidão, procure seguir estas dicas:
1. Recomenda-se comer chocolate duas horas antes de uma palestra ou um discurso;
2. Evite choques térmicos ou ficar incitando a garganta com pigarros;
3. São indicados soro fisiológico e inalação para ajudar na voz;
4. Procure o médico se a rouquidão permanecer por mais de 15 dias;
5. Caso o problema de rouquidão permaneça, busque através de um médico realizar um exame que mostra o funcionamento das cordas vocais;
6. Utilize a própolis como um antibiótico natural. No entanto, ele pode não funcionar quando o problema na garganta não é causado por bactérias. O produto contém um álcool que pode anestesiar a região, motivo pelo qual é aconselhado usá-lo durante a noite, antes de dormir.
Aquecimento da voz contra a rouquidão
1. Faça movimentos com a boca, como se estivesse mastigando, com e sem som, mantendo a boca ora aberta, ora fechada;
2. Estimule a vibração da língua e dos lábios;
3. Tente emitir consoantes sonoras prolongadas, como “v”, “z” e “g”, no mesmo tom e depois com modulações;
4. Inicie o exercício com intensidade fraca e vá aumentando gradativamente.
Como ocorre a rouquidão
As pregas vocais, ou cordas vocais, são músculos recobertos por mucosa, paralelas uma em relação à outra. Localizam-se no interior da laringe, órgão situado na região anterior ao pescoço, acima da traqueia que expele o ar dos pulmões.
As cordas vocais se juntam ao comando do cérebro, estreitando a saída de ar dos pulmões. Ao fenômeno deste estreitamento chamamos de som, o qual, modulado, gera a voz, que, articulada, resulta na palavra. Qualquer edema ou irregularidade na superfície de revestimento das pregas vocais leva a alteração desse fenômeno físico. A falta de clareza do som refere-se à rouquidão.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Comemore muito! 5 dicas para cuidar da voz durante a Copa
5 dicas para preservar a qualidade da sua voz
Voz de radialistas: saiba quais são os cuidados com a voz que devem ter os profissionais do rádio