Clínica Geral

Voz de radialistas: saiba quais são os cuidados com a voz que devem ter os profissionais do rádio

Por Julya Macedo 02/04/2014

E quem nunca tentou descobrir como é fisicamente aquela pessoa que ouvimos todos os dias no rádio? Veja quais são os cuidados com a voz dos radialistas 

cuidados com a voz

É muito comum ouvirmos uma rádio e nos questionarmos sobre a personalidade, aparência física, humor do locutor, entre outros pontos. E uma pergunta sempre fica no ar: será que o que ouvimos é realmente verdade?

A voz é um dos aspectos da comunicação que mais chama a atenção do outro. Ela é um cartão de visita que revela aspectos importantes da nossa natureza pessoal, aspectos biológicos (se uma pessoa está saudável ou não), aspectos psicológicos (se estamos mais bravos, mais agressivos) e aspectos sociais (as classes sociais têm padrões vocais que as identificam). Então a voz traz um resumo de quem nós somos e nos identifica para o ouvinte.

Pesquisas atuais demonstram que o perfil vocal do locutor tem características mais evidentes, como uma intensidade elevada, timbre grave, velocidade de fala adequada, qualidade vocal limpa, articulação precisa, pausas e ritmo repetitivo.

Sabendo disso e ressaltando que o locutor radialista apresenta grande versatilidade em suas atividades, como comunicador, uma vez que atua num mercado de trabalho amplo e variado, é imprescindível que a voz desse profissional seja adequada à função que exerce. Daí a necessidade de que o radialista não poupe os cuidados com a voz, tanto em relação à saúde vocal quanto nos demais aspectos que envolvem a locução.

Desta forma, é necessário que o locutor de rádio desenvolva grande flexibilidade em sua comunicação para acompanhar um mercado diversificado e exigente. Muitas vezes o próprio profissional não tem a percepção dessas alterações necessárias, porque não tem conhecimento da própria voz.

Cuidados com a voz

cuidados com a vozO uso da voz profissional, sem preparo específico, pode sobrecarregar o aparelho fonador e gerar problemas vocais, visto que, o único canal de comunicação de rádio, é a voz, com isso sobrecarrega sua função de transmitir emoções e intenções de comunicação. É importante ressaltar que, os cuidados com a voz dependem da atividade e particularidade de cada pessoa, o que leva à necessidade da procura de um profissional.

A Fonoaudiologia visa à prevenção, orientação, consultoria e tratamento, evitando que comportamentos vocais inadequados provoquem o surgimento de patologias que prejudiquem ou incapacitem o locutor de rádio ao exercício de sua profissão. Quanto à intervenção nos aspectos vocais, o fonoaudiólogo contribui para que os locutores cuidem da própria postura, pronúncia, respiração, voz, modo de organizar e expressar o pensamento. Em síntese, trabalha não somente a voz do locutor, mas a linguagem oral como um todo.

Fontes: NAVARRO et al.(1994); BEHLAU e PONTES (1995); LOPES (1998); RAMOS (1998); BEHLAU (2001); VALLE (2002); KYRILLOS (2004); GUIMARÃES (2004); BORREGO (2005); SOUZA e THOMÉ (2006); APARECIDA et al. (2008).

 

Saiba mais:

Menopausa: saiba como reduzir as mudanças na voz

5 dicas para preservar a qualidade da sua voz

Como funciona a mudança de voz nos garotos

Garganta inflamada: sintomas e tratamentos

Café pode reduzir pela metade o risco de câncer de boca

E como ela incomoda! Aprenda como aliviar a dor de garganta com remédios caseiros

Anodontia e seus efeitos na boca