Cabelos

Saiba como acabar com a caspa usando receitas caseiras

Por Redação Doutíssima 28/05/2014

O aparecimento daqueles pontinhos brancos no cabelo e, por consequência, também nos ombros, costuma causar pavor nas pessoas. Este é o primeiro sinal de caspa, um problema capilar que traz muito constrangimento social para o indivíduo, que passa a buscar alternativas de como acabar com a caspa.

Além dos ombros ficarem cobertos de pontinhos brancos, a caspa é acompanhada por uma sensação de coceira, irritação no couro cabeludo e fios que parecem sujos e mal cuidados.

Dermatologista pode indicar qual o melhor tratamento para cada caso de caspa. Foto: Shutterstock

Dermatologista pode indicar qual o melhor tratamento para cada caso de caspa. Foto: Shutterstock

Geralmente, quem sofre deste problema e deseja saber como acabar com a caspa busca uma solução definitiva, mas se depara com um agravante: a caspa não tem cura. Contudo, nem tudo é má notícia nessa luta como acabar com a caspa. É possível encontrar meios de controlar seu surgimento até mesmo em casa, com o uso de receitas simples.

Saiba como acabar com a caspa

Para aprender como acabar com a caspa, primeiro, é preciso entender como ela se manifesta. Caracterizada por um processo de descamação da pele do couro cabeludo, a caspa, que também é conhecida pelo nome de dermatite seborreica, pode ser de nível leve, média ou grave.

Além da influência genética e de alterações hormonais que aumentam a oleosidade do couro cabeludo, a caspa pode ser provocada por estresse, variações de temperatura, á higiene do couro cabeludo e uma alimentação rica em gorduras ou em carboidratos refinados como arroz, macarrão e pão brancos.

Ao contrário do que se pensa, pessoas que sofrem com a caspa devem lavar o cabelo todos os dias, ainda mais se houver oleosidade excessiva ou o couro cabeludo apresentar quadro inflamatório. O ideal é que o banho seja tomado com água morna ou fria. Além disto, procure evitar ficar com o cabelo úmido por muito tempo.

Soluções caseiras contra a caspa

Agora que você sabe mais o sobre o problema, é chegada a hora de aprender como acabar com a caspa. O tratamento pode ser feito com um xampu específico para tratar a caspa três vezes por semana. No entanto, também é possível controlar uma crise de caspa com o uso de remédios caseiros e ingredientes baratos.

O vinagre, por exemplo, tem propriedades importantes e eficazes no combate às bactérias da seborreia. Basta encher a palma da mão com vinagre e aplicar no couro cabeludo, massageando-o por um minuto e, na sequência, enxaguando-o em abundância.

Outra opção é lavar a cabeça diariamente com uma solução de folhas de sabugueiro. Para isto, coloque duas colheres de folhas picadas de sabugueiro em uma panela junto com um copo de água para ferver. Assim que estiver morno, coe a essência. Ao lavar o cabelo, passe a infusão no último enxágue e os seque normalmente.

Também é possível preparar uma loção com 50 ml de tintura de urtiga e 150 ml de água. Aplique o produto no couro cabeludo com um chumaço de algodão. Caso opte por uma mistura de confrei, alecrim e urtiga (uma colher de cada) com 200 ml de água de hamamélis, use a solução para massagear o couro cabeludo após a lavagem, deixando agir por alguns minutos.

Já para um tratamento caseiro com óleo, é preciso misturar uma colher de óleo de amêndoas com duas gotas de cada um dos seguintes óleos: cedo, alecrim e limão. Aplique a mistura no couro cabeludo e faça uma massagem, enxaguando-o após duas horas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

 Como dar mais volume aos cabelos finos

4 Dicas para reduzir o volume dos cabelos

Como aumentar o volume dos cabelos

Dicas para uma hidratação saudável dos cabelos

9 Dicas para proteger os cabelos contra os danos do verão

Por que os cabelos caem

Como evitar cabelos danificados no verão

Queda de cabelo pode ser relacionado a problema de saúde

11 vitaminas naturais para os cabelos crescerem saudáveis

Como cachear os cabelos em casa

Atrizes de Amor à Vida revelam os cuidados com os cabelos, veja!

Cabeleireiros revelam seus segredos contra cabelos ressecados

Conheça os segredos dos cabelos da Cléo Pires

3 Hidratações ideais para cabelos crespos e secos

7 Péssimos hábitos que deixam seus cabelos mais finos