Filhos

Proteja seu filho! Conheça os tipos e indicações da vacina contra meningite

Por Redação Doutíssima 07/07/2014

A Medicina evoluiu com o passar dos anos e as equipes de saúde dispõem, atualmente, de vacina contra a meningite bacteriana para crianças de até 4 anos de idade.

Vacina contra a meningite para crianças e adultos

Em alguns casos, a vacina contra a meningite também está disponível para adultos, quando ocorre uma viagem para uma região crítica ou em caso de risco de contágio de meningite em certos locais.

vacina-contra-meningite

Vacina contra a meningite bacteriana é aplicada em crianças de até 4 anos. Foto: Shutterstock

Quando aplicar a vacina contra a meningite

Recomenda-se aplicar a vacina contra a meningite em crianças de até 4 anos, imunizando contra a meningite bacteriana, que é provocada pelo Haemophylus influenzae – tipo B.

Geralmente, a vacina é aplicada três vezes: no 2º, 4º e 6º meses. A vacina contra a meningite pode ser ministrada de forma associada com a vacina de difteria, coqueluche e tétano, abreviada na forma DTPHae.

Já para os grupos de risco, crianças de até 4 anos, e em casos de endemia, a vacina contra a meningite torna-se fundamental. Existe uma vacina contra o meningococo causador da meningite C, que deve ser administrada após se fazer exame e diagnóstico médico.

Há também outros tipos de vacina contra a meningite para outras formas de meningococo e também contra o pneumococo. Para optar por alguma delas sugere-se procurar um médico.

Contraindicações da vacina contra a meningite

É necessário que você peça ajuda sobre a vacina contra a meningite a um especialista ou farmacêutico, principalmente para sanar dúvidas relacionadas às doses e possíveis contraindicações.

Como em qualquer vacinação, existem contraindicações. No caso da vacina contra a meningite, ela não é indicada em caso de terapia inibidora de reações imunológicas e afecções agudas evolutivas, gravidez, alergia a determinados componentes das vacinas, AIDS ou febre.

Efeitos secundários são passíveis de ocorrer associados à vacinação. Entre eles, podem ser citados a febre e vermelhidão no local da injeção. Leia sempre a bula e aconselhe-se com um especialista quando for tomar a vacina contra a meningite.

Os efeitos colaterais após a aplicação da vacina contra meningite são passageiros e incluem ainda dores e inchaço no local da picada da injeção, irritabilidade, falta de apetite, dores de cabeça, podendo chegar à anafilaxia.

Saiba mais sobre a meningite

A meningite é uma doença infecciosa complexa e, por vezes, difícil de tratar. Caso se tenham sintomas de meningite, a pessoa deve procurar atendimento médico o mais breve possível. Isso é importante para que a doença seja tratada ou prevenida com relação à septicemia, uma possível grave complicação da meningite bacteriana.

Após 3 horas de diagnóstico, o tratamento com antibióticos deverá iniciar, já admitida a entrada no hospital, mesmo quando a meningite bacteriana seja simplesmente uma suspeita. É necessário evitar a automedicação, e o tratamento deve ter sempre a orientação de um médico.

Dependendo da causa de meningite, o tratamento é realizado através de antibióticos, como no caso de infecção bacteriana. Nestes casos, usualmente são administrados antibióticos na forma injetável.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Polêmica da vacinação infantil: conheça os prós e contras da vacina em crianças

Prevenção do HPV: campanha de vacinação