Filhos

Aprenda 8 maneiras de incentivar a autoestima infantil

Por Redação Doutíssima 14/11/2015

Manter uma boa imagem de si mesmo começa na infância, quando a autoestima infantil deve ser uma preocupação dos pais e cuidadores. Criar um ambiente onde a criança se sinta bem com ela mesma e com os demais garante um desenvolvimento social e mental saudável.

autoestima infantil istock getty images doutíssima

Criar um ambiente onde a criança se sinta bem ajuda na autoestima infantil. Foto: iStock, Getty Images

 

Como incentivar a autoestima infantil

Alguns hábitos e cuidados na convivência com as crianças podem ter ótimos benefícios no desenvolvimento. Confira algumas dicas de como incentivar a autoestima infantil:

 

1. Separe um tempo no seu dia para dar toda a sua atenção à criança. Deixe celular e demais afazeres de lado para entregar-se totalmente a esse momento em que ela deve ser prioridade.

 

2. Evite comparações com outras crianças, seja irmãos ou coleguinhas, nem com adultos. Cada um tem um comportamento e personalidade única, que não deve ser padronizado.

 

3. A correção de atitudes indesejadas deve ser feita sem o uso de emoções ruins. Gritos e gestos violentos não contribuem para bons relacionamentos. Tente tornar isso um aprendizado, explicando de uma maneira que ela entenda o que não é legal naquele comportamento.

 

4. Mostre que você confia nela, dando pequenas responsabilidades. Permita que os pequenos ajudem na cozinha, nas tarefas domésticas e sejam responsáveis pelos seus brinquedos e a organização deles.

 

5. Evite ao máximo o uso de rótulos, sejam eles ofensivos como bobo ou atrapalhado, ou mesmo os que elogiam espertinho e inteligente. Essa técnica evita que a criança se veja como certa ou errada. São os comportamentos que são bons ou ruins, e não como ela é.

 

6. Cada idade exige limites e regras diferentes, então adapte-os conforme a criança for crescendo e se desenvolvendo. Em casas com mais filhos, deixe claro que cada um deles recebe ordens diferentes de acordo com seu “tamanho”.

 

7. Seja otimista e reforce seu orgulho e admiração pelo esforço empenhado em alguma tarefa, independente do resultado.

 

8. Evite criar uma bolha protetora. Isso gera crianças dependentes e inseguras. A autoestima infantil também depende do aprendizado dos próprios erros e dos passos dados com os próprios pés.

 

Como lidar com a baixa autoestima

Baixa autoestima infantil está muito ligada com o sentimento de inadequação, de que de alguma forma a criança não está no lugar certo ou com as pessoas certas. Há também a sensação de que ela nunca está à altura das expectativas que os pais geram dela.

 

Para lidar com isso é preciso entender que tipo de comportamentos e atitudes dos pais fazem com que ela se sinta assim. Em muitos casos, a baixa autoestima só pode ser identificada por pessoas de fora do círculo familiar, como professores ou psicólogos.

 

Um estudo publicado pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, verificou que o incentivo exagerado é mais prejudicial do que bom para crianças com baixa autoestima. Um exemplo usado no artigo é que dizer “Você é bom nisso” é bom para os pequenos, mas dizer “Você é incrivelmente bom nisso” deve ser evitado.

 

O elogio exagerado se provou ter um efeito contrário, não incentivando as crianças estudadas a escolher desafios, ficando apenas com as tarefas fáceis e seguras. A explicação é que assim elas tem certeza de não estarem ferindo a expectativa dos outros quanto ao desempenho delas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!