Nos primeiros dias na academia, uma coisa é certa: a dor muscular pós-treino. Até o nosso corpo – e principalmente os nossos músculos – se acostumar com o novo estilo de vida, a dor muscular pós-treino pode ser um problema.
Dor muscular pós-treino é normal
Contudo, nada de pânico. Este sintoma é totalmente normal e não é um sinal de que alguma coisa está errada. Conheça por que sentimos dor muscular pós-treino e como aliviar o desconforto.
Por que sentimos dor muscular pós-treino?
A dor muscular é também conhecida como mialgia, o termo médico atribuído às dores musculares. Ela pode surgir durante ou logo após a execução do exercício, ou pode aparecer a dor muscular pós-treino, que surge geralmente 24 horas depois do exercício.
A dor muscular pós-treino acontece pelo acúmulo do ácido lático nos músculos e, geralmente, aparece logo após o exercício. Mas esta não é a única razão, já que a dor muscular pós-treino que demora mais a aparecer pode estar associada a micro lesões nos músculos.
Com o movimento durante o exercício, as membranas dos tecidos dos músculos se rompem, então, se forma um processo inflamatório. Com isso, a dor muscular pós-treino é apenas um alerta do organismo.
Mas a boa notícia é que os músculos criam mecanismos de recuperação para reparar estas microlesões. Com isso, o corpo aumenta a resistência ao exercício.
Como aliviar e prevenir a dor muscular pós-treino
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!