[the_ad_group id="16401"]
Esporte

Dor muscular pós-treino: como aliviar e prevenir

Por Redação Doutíssima 14/07/2014

Nos primeiros dias na academia, uma coisa é certa: a dor muscular pós-treino. Até o nosso corpo – e principalmente os nossos músculos – se acostumar com o novo estilo de vida, a dor muscular pós-treino pode ser um problema.

 

Dor muscular pós-treino é normal

 

Contudo, nada de pânico. Este sintoma é totalmente normal e não é um sinal de que alguma coisa está errada. Conheça por que sentimos dor muscular pós-treino e como aliviar o desconforto.

 

dor-muscular-pos-treino

Dor muscular pós-treino é um alerta do organismo e surge depois de exercícios. Foto: Shutterstock

Por que sentimos dor muscular pós-treino?

 

A dor muscular é também conhecida como mialgia, o termo médico atribuído às dores musculares. Ela pode surgir durante ou logo após a execução do exercício, ou pode aparecer a dor muscular pós-treino, que surge geralmente 24 horas depois do exercício.

 

A dor muscular pós-treino acontece pelo acúmulo do ácido lático nos músculos e, geralmente, aparece logo após o exercício. Mas esta não é a única razão, já que a dor muscular pós-treino que demora mais a aparecer pode estar associada a micro lesões nos músculos.

 

Com o movimento durante o exercício, as membranas dos tecidos dos músculos se rompem, então, se forma um processo inflamatório. Com isso, a dor muscular pós-treino é apenas um alerta do organismo.

 

Mas a boa notícia é que os músculos criam mecanismos de recuperação para reparar estas microlesões. Com isso, o corpo aumenta a resistência ao exercício.

 

Como aliviar e prevenir a dor muscular pós-treino

 

Foto: iStock/GettyImages

Gelo alivia a dor: o gelo impede danos musculares mais graves e acelera a cura das microlesões. Quando sentir qualquer tipo de dor muscular pós-treino, coloque gelo picado em um saco impermeável, envolto em uma toalha, sobre a região dolorida.

Foto: Shutterstock

Depois de esfriar, aquecer: depois de aplicar o gelo na região, nada como tomar um banho quente para relaxar os músculos. Esta troca de temperatura pode agir como uma hidroterapia.

Foto: iStock/GettyImages

3. Massagem. Experimente uma massagem sensual com óleo perfumado e relaxante ou banho de espuma antes de ir para a cama. Invista nas sensações.

Foto: iStock/GettyImages

Um estudo publicado na revista Science Translational Medicine mostrou o efeito positivo da massagem. Primeiro deve-se massagear as regiões acima e abaixo da área dolorida e, em seguida, o músculo. Você também pode usar um dispositivo de automassagem ou aplicar pressão nos músculos doridos com uma bola de tênis.

Foto: iStock/GettyImages

Para evitar que os músculos fiquem doloridos, você deve continuar praticando exercícios físicos regularmente. Um estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa para o Ambiente de Trabalho da Dinamarca afirma que malhar é o melhor remédio para as dores musculares. Além disso, procure alongar bem os músculos e aquecer o corpo antes do treino.

Foto: iStock/GettyImages

Outra dica de como prevenir a dor muscular pós-treino é comer um lanche saudável após o exercício. Escolha alimentos ricos em carboidratos e proteínas, como carnes magras, que podem ajudar a reparar os músculos, ajudando a reduzir a dor.

Foto: iStock/GettyImages

Além disso, converse com o seu instrutor para que a exigência dos músculos durante o exercício aconteça de forma gradual. Permitir que o os músculos se adaptem aos novos movimentos deve ajudar a minimizar a dor.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]