Esporte

Hidroginástica para idosos é sinônimo de saúde e interação social

Por Redação Doutíssima 30/06/2014

O envelhecimento faz parte da vida e, com ele, o corpo passa a perder progressivamente algumas aptidões funcionais do organismo. O problema, com frequência, leva o idoso ao sedentarismo e o enfrentamento desta condição passa por atividades físicas que beneficiem a sua saúde, como é o caso da hidroginástica para idosos.

Hidroginástica para idosos enfrenta sedentarismo

Um idoso sedentário coloca a sua qualidade de vida em risco e pode acabar isolado, já que deslocar-se fica a cada dia mais difícil. Evidências científicas indicam benefícios da prática de atividade física na terceira idade, com resultados que focam na melhora da mobilidade, saúde física e mental. Uma alternativa que atende bem estas demandas é justamente a hidroginástica para idosos, que pode levá-los a um estilo de vida mais ativo e saudável.

hidroginástica para idosos

Hidroginástica para idosos permite um exercício saudável e com baixo impacto. Foto: Shutterstock

Entenda a hidroginástica para idosos

Este tipo de atividade física é indicado principalmente para quem sofre com condições relacionadas com a idade, como a artrite, a osteoporose, ou os problemas nas articulações e que devem evitar os exercícios regulares.

A hidroginástica para idosos permite um exercício de baixo impacto, não prejudicando as articulações e os ossos. Na água, é possível ter mais dinamismo na realização das atividades, além de proporcionar um melhor equilíbrio.

A força da água sobre o corpo pode ajudar o idoso a manter o seu equilíbrio. A diferença da hidroginástica para idosos de outros tipos de exercícios feitos no solo são identificadas através da física, já que ela é feita contra a força da água, usando-a como sobrecarga.

Por exemplo, a densidade da água é muito maior do que a do ar, por isso, uma caminhada na água, por exemplo, necessita de uma resistência superior do que no solo, necessitando de um maior gasto calórico.

Através da flutuabilidade, a atividade provoca alterações no peso dentro da água e, assim, as aulas de hidroginástica para idosos apresentam pouco impacto nas articulações – cerca de 50% se comparado a exercícios feitos no solo. Também, a pressão que a água exerce no corpo, provoca diversas alterações fisiológicas, como redução da frequência cardíaca e arterial.

Interação social na hidroginástica para idosos

A hidroginástica para idosos, além de ajudar na saúde, provoca uma maior interação social. As aulas, sempre realizadas em turma, fazem com que os idosos possam conhecer e conversar com outras pessoas, afastando qualquer tipo de isolamento.

Um estudo publicado no Journal of Health and Social Behavior revelou que adultos mais velhos socialmente ativos desenvolvem limitações físicas e cognitivas mais lentamente do que outros com baixo engajamento social. Por isso, a hidroginástica para idosos se torna uma importante ferramenta de interação social, visando a melhora da qualidade de vida.

Benefícios da hidroginástica para idosos

Os benefícios da hidroginástica para idosos são muitos. Entre eles, se destacam regular e melhorar a força e massa muscular e também a flexibilidade, melhor circulação e redução do peso. Confira outros fatores benéficos que a hidroginástica pode proporcionar:

Desintoxicação das vias respiratórias;

– Aumento da agilidade;

– Melhora da autoestima, socialização e reintegração;

– Regulação do sono;

– Sensação de relaxamento após a aula.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

15 vitaminas e minerais vitais para a sua saúde

Idosos que comem peixes têm maior expectativa de vida, afirmam cientistas americanos

Vitamina D e agilidade mental: conheça os alimentos melhoram o raciocínio dos idosos

7 Alimentos que não podem faltar na dieta dos idosos

Cuidados que os idosos devem tomar com os remédios

Os benefícios da hidroginástica para idosos

8 Dicas de maquiagem para idosos