O suplemento do momento é o whey protein. Muitas frequentadoras de academia têm utilizado este produto para melhorar o seu desempenho em busca da massa muscular. Mas será que o whey protein engorda? Descobrir como o suplemento atua no organismo é importante antes de incluí-lo na rotina de treinos, já que muitas pessoas não possuem esta informação.
Será que o whey protein engorda?
Uma das grandes questões que cercam o whey protein é se ele realmente é eficaz no fortalecimento dos músculos e se também pode ajudar a emagrecer ou será que o whey protein engorda? Conheça um pouco mais sobre este suplemento e confira se o whey protein engorda.
Afinal, whey protein engorda ou emagrece?
Não é segredo para ninguém que o ganho ou a perda de peso estão relacionados à quantidade de calorias ingeridas durante o dia. Além disso, a atividade física é outro fator, já que, quanto mais exercícios, mais calorias são queimadas.
Muitas especialistas indicam que, com o uso correto, não se pode afirmar que o whey protein engorda. Uma porção de 30g do suplemento tem apenas cerca de 120 calorias, além de 1 g de gordura, 3 g de hidratos de carbono e 24 g de proteína. Portanto, a porção individual dificilmente possa ser um fator decisivo no processo de ganho de peso.
Porém, sem um controle das calorias ingeridas durante o dia e com o consumo da proteína do soro do leite, pode haver o ganho de peso. Mas o motivo não será porque o whey protein engorda e sim como resultado de uma má alimentação.
Na verdade, o whey protein pode até auxiliar no processo de emagrecimento. Isso devido à sua alta concentração de aminoácidos, que estimulam os hormônios responsáveis pela saciedade, o que traz um maior controle do apetite.
Whey protein engorda ou gera ganho de massa?
Outro fator responsável pelo rumor de que o whey protein engorda é que, com a combinação de uma alimentação correta e exercícios físicos, o corpo perde a gordura corporal e cria a massa muscular magra, o que é diferente de ganhar peso.
Por isso, muitas pessoas tem uma vida saudável, usam o suplemento e não veem o resultado na balança. O ganho de massa muscular acontece, pois o whey protein ajuda na queima de gordura e aumenta a oxidação das proteínas do corpo.
Saiba mais sobre o whey protein
O suplemento whey protein é retirado do soro do leite através de um processo minucioso para a manutenção de suas propriedades. O segredo do whey protein é que ele é uma proteína completa, com nove aminoácidos essenciais, os quais nosso organismo não produz, como a leucina, a isoleucina, o triptofano, a cisteína e a lisina.
Além disso, estudos comprovam que a proteína retirada do soro do leite é superior a outras proteínas, por trazer benefícios ao sistema imunológico, ter uma rápida digestão, propriedades antioxidantes e uma alta taxa de absorção pelo organismo.
O seu uso mais comum está associado ao aumento da massa magra, já que seu consumo melhora a força e a recuperação os músculos depois do exercício. Algumas pessoas relatam o aumento de peso depois de consumir o suplemento de proteína. Em razão destes relatos de que o whey protein engorda, quem busca apenas o emagrecimento procura não utilizá-lo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Doutor, Suplementação substitui alimentação?
Whey protein: conheça os prós e contras deste suplemento nutricional
Saiba driblar o efeito platô e não perca o objetivo de ter um corpo perfeito
Saiba como deve ser a alimentação para ganhar massa muscular magra e mude sua dieta
Fitoterápicos: será que estes produtos realmente funcionam quando o assunto é perda de peso?