Saúde Mental

Sexto sentido envolve a mente e até o coração, indicam estudos. Entenda

Por Redação Doutíssima 16/07/2014

É muito comum, frente a determinados acontecimentos, ouvirmos pessoas falarem “eu já sabia”, “eu pressenti”, “eu tinha certeza que isso aconteceria”. Essas intuições, que muitos dizem ter, nós costumamos chamar de sexto sentido.

Pesquisas desvendam o sexto sentido

Mas será que o sexto sentido efetivamente existe? É mera adivinhação ou algum processo que acontece dentro do nosso corpo que nos leva a essas conclusões? Algumas pesquisas já tentaram responder esse questionamento. Conheça um pouco delas, e entenda como alguns acreditam funcionar o sexto sentido.

sexto-sentido

Teorias indicam que mulheres têm um sexto sentido mais apurado que os homens. Foto: Shutterstock

 

Sexto sentido guardado no subconsciente

O sexto sentido não passa de informação captada pelos sentidos tradicionais e guardada no nosso subconsciente. Os sentidos tradicionais do corpo humano são cinco: o paladar, o olfato, o tato, a audição, e a visão. Cientistas acreditam que é deles que o sexto sentido seria originado. E como isso aconteceria?

É simples. Às vezes conseguimos, através dos sentidos ditos tradicionais, captar algumas informações que não verbalizamos, mas que deixamos armazenadas em nosso subconsciente. Então, quando estamos diante de determinada situação, temos essa sensação de que já sabíamos – e realmente já sabíamos, mas não por termos um sexto sentido, e sim porque, com os outros cinco sentidos, tínhamos captado a informação e deixado ela armazenada no nosso subconsciente.

Imagine, por exemplo, uma mulher que acordou com o pressentimento de que algo estava errado no seu relacionamento. Ela resolve conversar com seu companheiro, que disse estar tudo certo. Mas, alguns dias depois, o relacionamento terminou porque ela descobriu que estar sendo traída.

Alguns elogiariam o sexto sentido da mulher, mas, para os estudiosos, essa intuição teria ocorrido porque as informações que indicavam um problema no relacionamento foram processadas pelos outros sentidos.

Testes sobre o sexto sentido

Foi exatamente essa a conclusão a que chegaram alguns estudiosos da Universidade de Melbourne, na Austrália. Eles submeteram as pessoas a uma série de testes, apresentando sequências de fotos com pequenas mudanças – e fotos iguais, também, para garantir a lisura da pesquisa.

Ao final, todas foram questionadas se essas fotos mostradas eram iguais ou diferentes. E, surpreendentemente, muitos conseguiram apontar corretamente a existência de fotos diferentes, mas nenhuma soube dizer quais eram essas diferenças – ou seja, através da visão, um dos sentidos tradicionais, essa informação de mudança foi captada, e ficou simplesmente armazenada no subconsciente, sem que conseguissem verbalizá-la.

Não foi, portanto, obra do sexto sentido, que não passaria de um truque do nosso cérebro, mas sim os outros sentidos tradicionais que captaram a informação e guardaram-na no nosso subconsciente.

Mulheres possuem um sexto sentido mais apurado

Outros estudiosos, porém, não aceitam muito essas teorias científicas e, inclusive, afirmam que as mulheres possuem um sexto sentido mais apurado do que o dos homens. E isso acontece porque elas possuem uma maior sensibilidade para interpretar certos gestos, certos sinais corporais, certas imagens e, até mesmo, o estado de ânimo de outra pessoa.

Como as mulheres sentem mais frequentemente aquele “aperto no coração” diante de determinadas situações, muitos acreditam que seu cérebro tenha um sexto sentido mais apurado. De toda forma, de acordo com a teoria que falamos mais acima, esse “aperto no coração” seria simplesmente um sinal de alerta enviado pelo cérebro – em razão de uma informação que já temos armazenadas no nosso subconsciente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Neuróbica: descubra seus benefícios e pratique exercícios para o cérebro

Meditação transcendental relaxa, blinda a saúde e deixa o cérebro afiado. Aprenda e pratique!

Meditação – O Poder para Construir Nossa Vida

A ordem do dia é relaxar. Descubra os benefícios do relaxamento para a sua saúde e fique zen!

Como meditar deitado

Pode ser a cura para a depressão? Rezar e meditar ajudam na luta contra a depressão, dizem especialistas

Conheci alguém na internet: como saber se não estou sendo enganado?

Saiba o que é a fenomenologia