Clínica Geral

Veja os principais maus hábitos para a saúde e evite-os

Por Redação Doutíssima 21/12/2014

Com o excesso de correria e de compromissos diários, nem sempre é possível fazer uma pausa para refletir se os hábitos adotados durante a nossa rotina faz com que consigamos ter uma vida saudável. É importante ter a consciência de que existem muitos maus hábitos para a saúde incorporados em nosso dia a dia e que nem fazemos ideia.

 

Por este motivo, é importante ficarmos atentos e observar a forma como nos comportamos, agimos nas tarefas diárias e, acima de tudo, como tratamos e o que oferecemos ao nosso organismo.

maus hábitos para a saúde

Muitos não se dão conta das armadilhas diárias quando se trata de saúde. Foto: iStock, Getty Images

 

Maus hábitos para a saúde na cozinha

 

Conhecendo os riscos a que se está exposto na  rotina diária, é possível evitar muitas dores de cabeça, prevenindo, desta forma, uma quantidade enorme de doenças. Saiba reconhecer os principais maus hábitos para a saúde e procure evitá-los.

 

Um destes hábitos negativos que está inserido na rotina e as pessoas não se dão conta é a realização da limpeza com a ajuda de esponja. O lugar  que mais esconde e  produz micróbios dentro de uma residência é a cozinha e mesmo que se busque, ao máximo, mantê-la limpa, sempre haverá algum tipo de partícula que oferecerá risco à saúde.

 

Só que diante deste cenário, é comum cometer um dos maus hábitos para a saúde piores hábitos, que é o de limpar todas as áreas  deste ambiente com apenas uma esponja.

 

Por se tratar de um utensílio de limpeza muito usual, a esponja vai armazenando uma grande quantidade de bactérias a cada limpeza feita, sendo este o principal motivo de não ser recomendado utilizar a mesma esponja que é usada para lavar louças para realizar a limpeza da mesa. Neste caso, opte pelo uso de toalhas descartáveis.

 

Outra atitude que deve ser observada com mais atenção é a troca de travesseiros e colchões.

 

Pessoas que sofrem com problemas alérgicos são afetadas pelo uso prolongado do travesseiro e colchões e o motivo disto é o acúmulo de fungos, ácaros, células mortas do próprio corpo que se soltam durante a noite, caspa e outras partículas que são prejudiciais a saúde. Não trocar com frequência estes itens é um dos mais perigosos maus hábitos para a saúde.

 

Por esta razão, é recomendado que se faça periodicamente a mudança destes acessórios que são indispensáveis para uma boa noite de sono.

 

Para evitar o acúmulo de bactérias e suas complicações alérgicas, uma dica é trocar os lençóis e fronhas de preferência a cada três dias, sendo mais indicado lavar a roupa de cama, principalmente o lençol, com água quente. Além disto, se possível, utilize protetores impermeáveis no colchão e no travesseiro.

 

Maus hábitos para a saúde na limpeza da casa

 

Utilizar com frequência o aspirador de pó também é um dos  maus hábitos para a saúde que deve ser evitado, pois o uso deste aparelho pode provocar doenças graves.

 

Isto porque ao aspirar a sujeira, o pó não é eliminado, se mantendo no ar, o que faz com que se corra o risco de inalá-lo, não somente quem aspirou, mas também por quem se encontra no ambiente durante a limpeza. Para diminuir o risco, escolha um aparelho de boa qualidade e não o utilize com assiduidade.

 

Ao preparar uma carne assada, procure envolvê-la em papel de alumínio. Isto evita que a gordura respingue no fogão, provocando automaticamente uma fumaça que é muito prejudicial à saúde.

 

Ficar sentado por muitas horas em frente a televisão também é um mau hábito para a saúde, pois associado ao hábito de comer, é uma das principais causas do ganho de peso. Além disto, não lavar as mãos antes de uma refeição e não lavar as frutas de comer são hábitos extremamente prejudiciais à saúde que devem ser abolidos do dia a dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!