Clínica Geral

Uremia: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 20/02/2014

uremiaUremia é um termo que tem origem da palavra “ureia”. A uremia é uma doença detectada no sangue quando os níveis de ureia estão excessivamente elevados. Para ser considerado normal, os níveis de ureia no sangue são estimados entre 3,6 e 8,3 mg/dL (miligramas por decilitro). Quando essa taxa ultrapassa os nível de 8,3mg/dL ela  é considerada alta e o quadro clínico é chamado de Hiperuremia. Já se os valores de ureia no sangue ficam abaixo de 3,6mg/dL eles são considerados baixos e o quadro clínico passa a ser de Hipouremia.

Um quadro de uremia se instala num paciente quando ocorre uma incapacidade do sistema renal de purificar o sangue e eliminar os produtos nitrogenados como a ureia e a creatinina. Por isso os níveis de ureia no sangue do paciente ficam muito elevados. Essa doença também pode ser considerada uma síndrome, ou seja, um conjunto de alterações em alguns sistemas do corpo. No caso da uremia, o principal sistema afetado é o renal.

 

As causas da uremia

A uremia é diretamente ligada à saúde dos rins. Desse modo, os pacientes que apresentam uremia tem os rins comprometidos por outras doenças de base. No quadro de pacientes urêmicos, as principais causas da uremia são ligados ao quadro pressão arterial alta e o diabetes. Ambas doenças são renais e congênitas, como a síndrome dos rins policísticos. Todo tipo de doença renal aguda que seja mal curada, como a nefrite aguda também podem gerar o desenvolvimento da uremia. Em menor proporção, existe também a possibilidade de um paciente sofrer com a uremia após traumas renais causados por acidentes automobilísticos, em especial motociclistas.

 

Sintomas da uremia

Os principais sintomas da uremia são náuseas, mal estar, vômito, fraqueza e dores de cabeça.  Quando o quadro do paciente é grave, a uremia pode se manifestar com sintomas mais perigosos como torpor (alto nível de sonolência súbita), problemas na coagulação sanguínea e o paciente pode entrar em estado de coma.

 

O tratamento da uremia

uremiaDe modo geral, o paciente que sofre de uremia necessita de hemodiálise. Esse procedimento substitui a função dos rins que estão comprometidos, filtrando o sangue e eliminando o excesso de ureia do sangue. O tratamento demanda geralmente 3 sessões de hemodiálise por semana.A melhor opção sempre é prevenir que a doença se instale no corpo.

Para garantir a boa saúde dos rins, assegure-se de ter hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos regularmente, beber muitos líquidos e se alimentar de maneira saudável evitando o excesso de sal.

 

Saiba mais:

Dermatose: sintomas, causas e tratamento

Má circulação: sintomas, causas e tratamento

Leucemia: sintomas, causas e tratamento

Cuide dos seus rins: como prevenir cálculo renal e outras complicações

Hemorragia: sintomas, causas e tratamento

15 vitaminas e minerais vitais para a sua saúde

Vitaminas: afinal, para quê elas servem?