Os esfoliantes são uma boa arma para manter uma pele limpa, livre de células mortas e cravos. Eles podem ajudar também a eleiminar pequenas cicatrizes e manchinhas da cútis. Existem no mercado uma infinidade de produtos e preços diferentes, mas a velha receitinha caseira funciona tão bem quanto os esfoliantes industrializados. O esfoliante caseiro é super fácil de ser preparado e geralmente são feitos com de produtos que você utiliza diariamente na sua cozinha.
Esfoliante caseiro limpa e protege a pele
A esfoliação é muito indicada como alternativa de tratamento rápido e acessível contra cravos e espinhas, atuando ainda no controle da oleosidade e na prevenção de pelos encravados. A técnica é também recomendada para três dias antes da depilação, pois facilita a desobstrução dos poros e promove uma melhor hidratação da pele.
Para alcançar melhores resultados, especialistas recomendam que o esfoliante caseiro seja utilizado em intervalos mínimos de uma semana. Ele é uma boa opção para remoção de impurezas no rosto e no corpo todo. A esfoliação também é recomendada dias antes da exposição ao sol para garantir um bronzeado uniforme e mais duradouro.
Aprenda receitas de esfoliante caseiro
Corpo
Doce esfoliante
– 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
– 1 colher (sopa) de açúcar refinado comum
– 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
Modo de fazer e usar: misture os ingredientes até formar um creme homogêneo. Esse esfoliante caseiro deve ser aplicado de forma suave sobre a pele, preferencialmente durante o banho. A dica é passar a mistura com o corpo úmido fazendo leves movimentos circulares e enxaguar com água morna. Após o banho passe um creme hidratante recomendado para o seu tipo de pele.
Esfoliante da vovó
– 1 colher (sopa) de fubá
– 1 colher (sopa) de açúcar
– 2 colheres (sopa) de óleo vegetal ou azeite
– 1 colher (chá) de sabonete líquido
Modo de fazer e usar: o processo é o mesmo, misturando os ingredientes até obter um creme. O fubá é um velho conhecido como esfoliante natural e ajuda na remoção das células mortas. Essa receita também deve ser aplicada durante o banho. Misturado ao sabonete líquido, esse esfoliante pode ser usado com a pele molhada.
Rosto
– 1 colher (chá) de açúcar refinada
– 1 colher (chá) de sal
– 3 colheres (chá) de azeite
Modo de fazer e usar: você deve misturar os ingredientes em um recipiente fundo, até que o esfoliante caseiro adquire uma consistência uniforme. Em seguida, aplique com movimentos circulares e suaves. Massagear a pele com força pode causar vermelhidão e até manchas. Exangue bem com água morna e corrente e não deixe de aplicar um bom hidratante e filtro solar.
Pele sensível
– 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
– 2 colheres (sopa) de mel
Modo de fazer e usar: após misturar os ingredientes, passe sobre a pele lentamente e com movimentos circulares. A aveia oferece a este esfoliante caseiro uma consistência mais suave e muito recomendada para a nutrição da pele sensível. Nas peles sensíveis, a região dos olhos e bochechas devem ser esfoliadas ainda com mais cuidado.
Pele normal e seca
– 1 colher (chá) de açúcar
– 1 colher (chá) de sal
– 3 colheres (chá) de óleo vegetal ou azeite
– 3 gotas de sabonete líquido
Modo de fazer e usar: após obter um creme uniforme, faça a aplicação com movimentos suaves e circulares. O uso do sabonete líquido na mistura permite que o esfoliante deslize mais facilmente pela pele. O enxágue deve ser feito com água gelada para fechar os poros. Aplique a cada 15 dias e sempre utilize um hidratante ideal ao seu tipo de pele.
Lábios
– 1 colher (sopa) de açúcar
– 1 colher (sopa) de mel
Modo de fazer e usar: aplicar este esfoliante tem a função de retirar as células mortas. Faça isso com o dedo indicador, com delicadeza e usando movimentos circulares. Enxague e, em seguida, passe um hidratante labial. A esfoliação deixa os lábios com o aspecto mais jovem e ajuda na fixação do batom.
Couro cabeludo
– 1 colher de açúcar cristal
– 1 colher de iogurte natural
A esfoliação do couro cabeludo retira as células mortas e ajuda no crescimento dos fios. Quando for lavar os cabelos, antes de aplicar o shampoo e com os cabelos úmidos, aplique a mistura diretamente no couro cabeludo e massageie suavemente. Não precisa colocar força, os grãos de açúcar são suficientes para promover a abrasão. Depois enxague o cabelo com água morna e lave normalmente com shampoo e condicionador. Não aplique condicionador na raiz, pois o iogurte já promoverá a hidratação necessária.
Assista ao vídeo abaixo e confira as dicas para preparar um esfoliante caseiro:
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!