Pele

Sempre linda: 10 dicas para cuidar da pele no inverno

Por Dra. Livia Pino 10/07/2014

Se você acha não precisa cuidar da pele no inverno, está muito enganada. Tanto no calor quanto no frio é preciso ter cuidados especiais com a cútis, o que vai mudar é apenas o tipo de cuidado. 

 

pele no inverno

Foto: Shutterstock

 

O principal problema com a pele no inverno é o ressecamento, que pode levar a coceira, dermatites, vermelhidão e até rachaduras. Quem é alérgico, tem pele seca (como os idosos, por exemplo) ou sensível, além de algumas doenças de pele, como a dermatite atópica, pode sofrer também um ressecamento maior neste período. Por isso é importante que os cuidados com a pele no inverno sejam triplicados.

Além disso, no inverno diminuímos a sensação de sede e, consequentemente, bebemos menos água. E esta condição, pode agravar ainda mais a hidratação do nosso corpo e pele. A água é fundamental para o funcionamento do nosso corpo e pela manutenção da saúde da nossa pele, por isso, independente da estação do ano, um adulto saudável deve ingerir cerca de 2 litros de água por dia.

Como a transpiração (evaporação da água) é menos evidente no inverno, muitas pessoas acham que não precisam repor água. E isto é um grande erro que pode colocar sua saúde em risco.

 

10 dicas importantes para cuidar da pele no inverno

 

1. Não tome banhos exageradamente quentes. Água quente resseca muito a pele. Se não conseguir evitar o banho quente, pelo menos, não demore muito no banho.

2. Use sabonete neutro e com substâncias hidratantes. Evite os que contêm muito cheiro e químicas, pois sua pele está mais suscetível a alergias e ressecamento.

3. Não tome diversos banhos com sabonetes durante o dia. Sabonete no corpo todo, em geral, deve ser usado apenas uma única vez por dia.

4. Evite esfoliações e uso de buchas no corpo e rosto nesta época. Sua pele esta mais sensível e ressecada. E esta ação retira a camada de oleosidade protetora da sua pele, ressecando a ainda mais.

5) Use e abuse dos hidratantes, óleos de banho, óleos corporais. Tem preguiça? Existem algumas opções de aplicações mais simples. Em breve falaremos mais sobre isso.

6. Use hidratante assim que sair do banho. A pele úmida absorve melhor o hidratante.

7. Cuidado com hidratantes muito perfumados. Em geral são loções mais cheirosas que hidratantes. Nesta época vale investir em um hidratante mais específico, prescrito por dermatologistas.

8. Cuidado com sua pele do rosto, principalmente se usa ácidos. Ela esta mais sensível e deve ser tratada como uma pele de bebê.

9. Atenção aos lábios. Eles podem ressecar, rachar e até sangrar se não forem bem hidratado. Dê preferência para hidratantes labiais com ceramidas, lanolina e vaselina. Manteiga de cacau e batons de alta fixação podem não ser suficientes e até ressecarem mais seu lábio.

10. Não se esqueça da proteção solar! Apesar de os raios UV estarem menos intensos do que no verão, a proteção solar se faz necessária. Além disso, em locais mais altos como as montanhas, serras (locais procurados no inverno), a proteção solar deve ser mais cuidadosa (em geral, nestas áreas a radiação solar incide mais fortemente).

E lembre-se: inverno + pele ressecada = hidratação, hidratação e mais hidratação!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Como fazer limpeza de rosto caseira

Acne: Saiba como lidar!