Cabelos

Veja 5 dicas infalíveis de limpeza para cabelos oleosos

Por Redação Doutíssima 27/06/2014

Se você chegou a esta matéria, provavelmente está farta de ter problemas com cabelos oleosos. Melhorar a aparência dos cabelos oleosos não é uma tarefa fácil, pois os fatores que desencadeiam a oleosidade nos cabelos podem ser diversos.

Cabelos oleosos afetam aparência

O cabelo oleoso, ou o couro cabeludo oleoso, traz uma aparência desagradável ao cabelo. Quem tem cabelo liso e fino está sempre mais propenso a ter cabelos oleosos e por isso, eles aparecem mais facilmente.

Cabelos oleosos dão trabalho de manutenção, mas é possível manter-se linda. Foto: Shutterstock

Cabelos oleosos dão trabalho de manutenção, mas é possível manter-se linda. Foto: Shutterstock

Qual é a origem dos cabelos oleosos?

Antes de tratar dos cabelos oleosos,é necessário descobrir o motivo pelo qual eles ficam desta maneira. Os cabelos oleosos podem ser um problema hormonal temporário, que pode vir com a puberdade, por exemplo. Problemas na tireóide, gravidez ou menopausa também podem desencadear mais gordura ao couro cabeludo.

Basicamente, funciona assim: o corpo está produzindo a gordura natural que o couro cabeludo precisa em excesso, em resposta aos hormônios. Mas, em muitos casos, a produção desta gordura em excesso é pela utilização de produtos que não são compatíveis com o seu tipo de cabelo.

Se o seu problema for o primeiro caso, procure conversar com o seu médico para ver se existem alternativas para regular os seus hormônios. Caso seu problema seja pela segunda opção, dê uma boa olhada nos seus xampus e cremes de cabelo.

5 dicas para cabelos oleosos

Apesar de todos os problemas, é possível melhorar a aparência dos cabelos oleosos a partir de dicas simples, até mesmo com o uso produtos naturais. Confira 5 dicas para amenizar os cabelos oleosos:

1. Use o xampu certo para cabelos oleosos

Procure encontrar um xampu que não tenha ingredientes hidratantes extras nele. Estas propriedades só trarão excesso de óleo, o que você não quer para o seu couro cabeludo. Se o xampu tem uma cor perolada, geralmente há algum tipo de hidratante nele. O xampu neutro é o melhor para as pessoas com cabelos oleosos. Quando usar o xampu neutro, massageie bem o couro cabeludo, isso irá livrar o cabelo do óleo e de qualquer sujeira.

2. Use menos condicionador em cabelos oleosos

O condicionador é um dos maiores inimigos dos cabelos oleosos. Mas caso seu cabelo além de ter a raiz oleosa, possui as pontas secas, use o condicionador somente nas pontas do cabelo, evitando qualquer contato com o couro cabeludo. A quantidade também é importante, utilize o produto em pouca quantidade, o tamanho de uma moeda, por exemplo.

3. Lave menos os cabelos oleosos

Parece uma missão impossível para quem tem cabelos oleosos, mas tente não lavar os cabelos todos os dias. Lavar os cabelos oleosos todos os dias pode fazer com que o seu couro cabeludo se torne excessivamente seco, o que o faz produzir mais óleo ainda para compensar. Procure lavá-lo a cada dois dias. Isso irá “treinar” o seu couro cabeludo a produzir menos oleosidade.

4. Xampu a seco para cabelos oleosos

Se você está tentando não lavar os seus cabelos todos os dias, o xampu a seco pode ser um bom aliado para combater os cabelos oleosos. Em lojas especializadas existem xampus a seco de diversas marcas.

5. Ingredientes naturais

Alguns remédios naturais podem ajudar a combater a oleosidade do cabelo. O suco de dois limões misturado com duas xícaras de água pode ajudar a diminuir o óleo, além de retirar algum tipo de produto que esteja no seu cabelo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

 Como dar mais volume aos cabelos finos

4 Dicas para reduzir o volume dos cabelos

Como aumentar o volume dos cabelos

Dicas para uma hidratação saudável dos cabelos

9 Dicas para proteger os cabelos contra os danos do verão

Por que os cabelos caem

Como evitar cabelos danificados no verão

Queda de cabelo pode ser relacionado a problema de saúde

11 vitaminas naturais para os cabelos crescerem saudáveis

Como cachear os cabelos em casa

Atrizes de Amor à Vida revelam os cuidados com os cabelos, veja!

Cabeleireiros revelam seus segredos contra cabelos ressecados

Conheça os segredos dos cabelos da Cléo Pires

3 Hidratações ideais para cabelos crespos e secos

7 Péssimos hábitos que deixam seus cabelos mais finos