Esporte

Aula de circo é boa opção para perder peso e distrair a mente

Por Redação Doutíssima 21/11/2014

Imagina fazer uma aula que queima muitas calorias e trabalha o corpo todo, mas tem também um toque lúdico e mágico que remete a infância? Essa é a nova aposta de muitas academias e escolas especializadas com a aula de circo.

 

Diferente de um ambiente de academia comum, a idéia de treinar os malabarismos com graça e encarar o picadeiro mexe não apenas com o corpo, mas promove bem estar à alma também.

 

aula-de-circo

Práticas circenses trabalham o corpo e ajudam também a cabeça. Foto: iStock, Getty Images

 

Aula de circo ajuda no autoconhecimento

 

Encarar uma aula de circo é também um caminho de autoconhecimento e melhora da autoestima, além de ser um exercício indicado para quem deseja perder peso.

 

Aulas de malabarismos, trapézios, acrobacias diversas e até mesmo encarar a arte do palhaço são coisas inusitadas no nosso cotidiano. Estas atividades exigem mais do que força: também precisam da sua graça, jeito e vontade de encarar o movimento de forma como se houvesse uma plateia esperando para vê-la.

 

Os praticantes não demoram a desfrutar os benefícios do circo em suas vidas. Ganhar leveza, melhorar a concentração, o equilíbrio, precisão, força, leveza e ritmo são algumas das vantagens que essa aula traz para você.

 

Não apenas jovens podem encarar a aula de circo. Pessoas de qualquer idade podem praticar. Como em outras atividades, também precisa ser encarada com seriedade e regularidade para promover mudanças.

 

Principais benefícios da aula de circo

 

Além dos benefícios já citados da aula de circo, o seu corpo ainda desfruta de outras vantagens. Como muitas atividades envolvem a parte aeróbica, há um ganho na parte respiratória, condicionamento físico e coordenação motora.

 

O aluno ainda pratica movimentos que exigem força, trabalhando a parte muscular, além de aumentar o equilíbrio e a noção de espaço.

 

– Flexibilidade

Este é um dos itens mais trabalhados na aula de circo. A graça e leveza dos movimentos também estão ligadas à flexibilidade. Para alguns movimentos, ter flexibilidade é requisito para conseguir executar.

 

Por isso, a sessão de alongamentos e técnicas para aumentar a sua flexibilidade são muito trabalhadas. O alongamento e aquecimento também vão mantê-lo mais seguro para evitar lesões.

 

– Aulas para iniciantes

As acrobacias, cambalhotas, estrelinhas e paradas de mãos são os exercícios mais indicados para os novatos. Em uma aula dessas é possível perder entre 400 e 600 calorias e, se estiver acima do peso, a dificuldade imposta para executar os movimentos vai ser uma motivação a mais para controlar a alimentação.

 

Com aumento das habilidades, o aluno pode ir se encaminhando para sua área de interesse ou ir experimentando outras técnicas para conhecer ainda mais seu corpo e suas possibilidades. Perna de pau, trapézio, exercícios de equilíbrio, dança nos tecidos, corda indiana são algumas das opções.

 

Se você quer se exercitar, mas não gosta dos treinos tradicionais de academia, a aula de circo é ideal para você. Em todo Brasil é possível encontrar escolas ou mesmo academias que aderiram à onda circense.

 

Além de tudo, mesmo sem ter muito condicionamento físico, você pode começar as aulas. O clima da aula e a novidade dos aparelhos vão garantir a sua diversão e vai ser um jeito descontraído de trabalhar sua mente e se exercitar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!