Em acidentes com crianças, os primeiros socorros são as medidas de urgência importantíssimas para prestar o primeiro auxílio. Queimaduras, feridas, intoxicações, cortes e afogamentos são algumas das ocorrências às quais estamos sujeitos no dia a dia. E não custa lembrar: saber lidar com elas é fundamental para uma vida tranquila.
Medidas comuns a acidentes com crianças
No caso de acontecerem acidentes com crianças, algumas medidas são comuns a todos eles. Você deve preservar a vida do pequeno, evitar que as lesões se agravem, ter muita calma, prestar os primeiros socorros e chamar ajuda médica. Além disso, é importante não deixar a criança sozinha, movê-la sem necessidade ou deixá-la ansiosa (fazer muitas perguntas, por exemplo).
Como agir em acidentes com crianças
Confira abaixo como agir em alguns casos específicos de acidentes com crianças.
Obstrução das vias respiratórias
A obstrução das vias respiratórias é um dos tipos de acidentesmais comuns envolvendo as crianças. Caso a tosse não seja suficiente para expulsar o causador da obstrução das vias respiratórias, tente fazer compressões abdominais para tentar expulsá-lo.
Na hipótese de a criança estar inconsciente, tente também as compressões abdominais, por mais ou menos 30 vezes, e intercale-as com duas respirações boca a boca. Chame socorro médico nesses casos.
Envenenamento
O envenenamento também é um dos acidentesque pode ocorrer com facilidade entre os pequenos, já que todos nós temos diversos produtos de limpeza guardados em nossas casas, e eles não sabem dos riscos. Nesses casos, depois de tirar a criança do contato com a fonte do envenenamento, é necessário procurar socorro médico.
Se o veneno for corrosivo para a pele, tire a roupa da área afetada e lave-a com água por 30 minutos – se for nos olhos, faça o mesmo, por 15 minutos. E, depois, procure ajuda médica.
Lembre-se de sempre levar a embalagem do produto que causou o envenenamento para que o médico analise sua composição.
Queimaduras
As queimaduras são acidentes com crianças muito comuns. No caso de pequenas queimaduras, o ideal é colocar o local atingido, o quanto antes, em água fria, e mantê-lo aí por mais ou menos 15 ou 20 minutos, até que passe a dor.
Se a queimadura fora mais grave, porém, é importante não tentar retirar a roupa caso ela esteja grudada, porque isso pode piorar a situação – causar mais ferimentos, rasgar a pele etc.
Nesses casos mais graves, corte a roupa não grudada com uma tesoura, tente retirar objetos que possam conservar calor (anéis, por exemplo), acoberte a lesão com gazes molhadas, cubra a criança para que ela não perca o calor corporal e chame ajuda médica.
Feridas e cortes
Nesses casos de acidentes com crianças, se a ferida ou o corte forem leves, é importante limpá-lo e aplicar um antisséptico.
Caso a ferida ou o corte sejam mais profundos, a limpeza é extremamente importante, mas é preciso procurar um médico para um tratamento mais qualificado.
Afogamentos
Principalmente no verão, os afogamentos são muito corriqueiros. Nesses casos, é importante retirar a criança da água e posicionar sua cabeça de modo que ela fique em posição abaixo do peito, para evitar que haja engasgamento com vômito. Se a vítima está inconsciente, mas respirando, controle a respiração e mantenha-a aquecida.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!