A grande quantidade de programas gastronômicos na televisão brasileira e a divulgação nas redes sociais têm ajudado a popularizar um prato saudável e muito saboroso. Trata-se do macarrão de legumes, também chamado de macarrão falso.

A refeição é indicada principalmente para a hora do jantar. Durante a noite, o metabolismo humano desacelera e não precisa de tanta energia. A alternativa para evitar uma noite de sono mal dormida, e mais uns quilos na balança, é justamente o consumo de uma refeição mais leve e balanceada.

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Abobrinha é uma opção de legume para preparar um macarrão saudável. Foto: Shutterstock

Além de reduzir a ingestão de carboidratos, a refeição é uma forma divertida de incluir os legumes na alimentação das crianças, geralmente avessos ao seu consumo.

Os principais legumes que se adequam à substituição da massa tradicional são a abobrinha italiana, a cenoura e o palmito. Mas a receita também pode ser feita com nabo, beterraba, brócolis, repolho, berinjela, abóbora, cebola, batata, entre outros.

Para o preparo do macarrão é recomendada a utilização do espiralizador. O utensílio é capaz de transformar diversos legumes e até frutas em espaguete, fatiando-os em formato de fios.

O produto ainda é pouco encontrado em lojas físicas do País e a maneira mais fácil de adquiri-lo é pela internet. Quem ainda não tem o espiralizador em casa pode usar um fatiador, um descascador ou mesmo uma faca bem afiada.

 

Propriedades nutricionais do macarrão de legumes

O consumo da macarronada alternativa contribui para uma mais vida saudável. A cenoura tem betacaroteno (antioxidante e anticancerígeno), fonte de fibras, minerais (fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (A, B2, B3 e C).

A abobrinha é rica em vitamina A, que melhora a hidratação dos olhos, nariz e boca. Também tem vitamina C, licopeno e o betacaroteno, nutrientes que previnem o envelhecimento precoce, melhoram a circulação e controlam os níveis de colesterol.

Um espaguete de abobrinha reúne quase dez vezes menos calorias que a massa tradicional. O macarrão de farinha de trigo é digerido rapidamente e faz a fome voltar logo, enquanto o legume é fonte de fibras e provoca saciedade.

Um prato com 100 g de massa branca cozida tem 158 kcal, enquanto o mesmo volume do similar de abobrinha (duas unidades) apenas 18 kcal.

 

Espaguete de abobrinha italiana (uma porção)

Ingredientes:

Duas abobrinhas

Dois dentes de alho

Meia cebola

Um fio de azeite

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Depois de lavada, rale as abobrinhas com casca e sem semente no sentido do comprimento. Durante três minutos refogue os fios do espaguete com o azeite de oliva, alho e cebola.

Acrescente algumas gotas de água na panela para que o legume murche e fique com consistência de macarrão.

 

Dica:

Não basta preparar o macarrão de legumes e cobri-lo com um molho calórico, contendo manteiga ou creme de leite.

A escolha deve ser feita por molhos naturais, como o de tomate fresco, alho e azeite. Cogumelos como champignon, shitake ou shimeji também caem bem e acrescentam proteína vegetal.

 

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