Dica do Nutricionista

Noz da Índia ajuda a emagrecer? Saiba mais sobre essa semente

Por Redação Doutíssima 30/07/2015

Quem já ouviu falar da noz da Índia deve ter escutado algumas promessas milagrosas sobre emagrecimento. No entanto, é preciso avaliar com cuidado se essa semente realmente tem o poder de acelerar a perda de peso, para que o organismo não seja afetado de forma negativa.

 

O que é a noz da Índia

Marina Yazigi Solis, nutricionista clínica, explica que a noz da Índia, nome popular para uma planta chamada Aleurites Moluccana, é medicinal originária da Índia, conhecida também como Kukui e Tutui.

noz da Índia

Semente originária da Índia é usada na medicina asiática para tratar inflamações. Foto: Shutterstock

No Brasil, a planta se aclimatou em regiões do Estado de São Paulo e no Rio Grande do Sul, informa Marina. Muito usada na medicina asiática, essa noz é usada naquele continente para tratar dor de cabeça, febre, inflamação, conjuntivite, asma, hepatite, úlcera, diarreia e gonorreia.

Marina comenta que muitas pessoas procuram e consomem a noz da Índia com o intuito de emagrecer, ou para controlar o apetite. “Contudo, não há nenhuma evidência científica de que essa semente possa promover tal benefício”, complementa.

A nutricionista menciona que popularmente, essa noz tem sido consumida devido ao seu potencial emagrecedor, controlador de apetite e dos níveis de colesterol. “Como resultado dessas características, a noz da índia poderia promover efeito indireto no controle de doenças cardiovasculares e complicações intestinais, por exemplo, diarreia.”

Mas a especialista pede atenção. “Cabe notar que nenhum desses efeitos foi visto em humanos. Na verdade, não há nenhum estudo na literatura que tenha testado o uso e suplementação de noz da Índia e seus possíveis efeitos terapêuticos.”

Noz da Índia é tóxica?

Ao buscar informações sobre essa noz na internet, há vários alertas sobre o potencial tóxico da planta, mas essas informações não estão corretas. Marina explica que a confusão acontece porque muitas vezes essa semente é confundida com outra muito similar, chamada Chapéu de Napoleão.

Segundo informações do site oficial do governo do Estado de Goiás, a planta chamada de Chapéu de Napoleão, usada como ornamentação em praças e vias públicas, é altamente tóxica, desde a raiz até as sementes.  

Ainda assim, a nutricionista comenta que o consumo indiscriminado e sem orientação dessa noz pode ser tóxico ou causar desconforto gastrointestinal. Sobre a recomendação da dose diária do produto, ela menciona que só há instruções populares. “Novamente, não há nenhuma evidência para suportar tal prática”, ressalta.

Na dúvida, o melhor é não colocar a saúde em risco e optar por formas convencionais de emagrecimento. A reeducação alimentar e a prática de exercícios agem diretamente na perda de peso e melhoram a saúde.

Por isso, a melhor forma de emagrecer com saúde é manter uma alimentação rica em nutrientes, ingerir a quantidade ideal de água por dia, praticar exercícios físicos e ficar longe de hábitos ruins para o organismo, como o consumo de comidas gordurosas, a ingestão de bebidas alcoólicas etc.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!