Filhos

Férias de julho são oportunidade de diversão para crianças. Confira 5 atividades

Por Redação Doutíssima 31/07/2014

As férias de julho podem ser um período de desafio para os pais. Nessas semanas em que os filhos não têm aulas, os pais nem sempre sabem o que fazer para dar aos pequenos uma diversão de qualidade, para que eles possam desfrutar dessa fase e recarregar as energias para a retomada das aulas.

férias-de-julho

Competições esportivas ao estilo olimpíada são boa opção para férias de julho. Foto: Shutterstock

Defina regras básicas para as férias de julho

Antes de falar das atividades para as férias de julho, algumas regras são básicas e devem ser seguidas à risca: pense em uma atividade adequada para a idade do seu filho, não o obrigue a fazer algo que ele não gosta e não exagere na dose. Com esses cuidados, você certamente proporcionará um momento muito prazeroso ao seu pequeno.

Assim como os adultos, as crianças precisam das férias para saírem um pouco de sua rotina, viver experiências diferentes e desenvolver algumas atividades novas que as ajudem a quebrar a monotonia do ano escolar.

Além disso, as férias são uma excelente oportunidade para reforçar as relações familiares. Esses objetivos para o período sem aulas podem ser conquistados com um pouco de organização e paciência.

5 ideias de atividades para as férias de julho

Você quer saber como fazer das férias de julho um período divertido para seus filhos? Para ajudar você, papai e mamãe, nesta árdua tarefa, este artigo traz algumas dicas de atividades que você pode fazer com as crianças nas férias. Confira!

1. Caça ao tesouro

Que tal organizar uma caça ao tesouro para o seu filho nessas férias? Essa é uma excelente alternativa, sendo uma brincadeira que pode ser adaptada tanto a um apartamento como a uma casa. Para isso, basta você esconder alguns objetos pela casa ou apartamento, dando pistas de como encontrá-los.

É possível tornar essa brincadeira ainda mais emocionante. Para isso, use códigos ou quebra-cabeças em cada uma das pistas, estimulando o raciocínio lógico do seu pequeno quando ele for decifrá-los.

Ah, e não esqueça de escolher um prêmio (ou “tesouro”) do agrado dele. Certamente, ele irá adorar essa atividade.

2. Olimpíadas familiares

Nas férias de julho, organize olimpíadas com os melhores atletas que você pode ter: seus familiares. Há uma infinidade de “competições” que você pode criar, e o melhor é que é possível fazer uma ou duas a cada dia, aproveitando melhor todo o período de recesso escolar.

Quer algumas dicas? Dança da cadeira, corrida de saco e esconde-esconde são opções. Use sua imaginação e pense em brincadeiras que podem entrar na atividade. É diversão na certa para os pequenos.

3. Acampamento

Caso você tenha um jardim bem espaçoso na sua casa, por que não montar um acampamento com as crianças nessas férias? Essa é uma atividade que muitos pequenos gostam, além de ser uma excelente oportunidade para estreitar ainda mais os vínculos familiares. Se você mora em apartamento, não desanime. Existem uma série de locais apropriados e com a estrutura adequada para você acampar.

4. Atividades domésticas

Propor algumas atividades domésticas às crianças nas férias pode ser algo divertido para elas, já que dependendo da família é algo que sai bastante da rotina. Além de tudo, é algo que ajuda na formação da criança e a estimula a criar responsabilidades. Mas não exagere: peça coisas leves, como ajeitar seu próprio quarto, colocar e recolher a mesa etc.

5. Convide amigos para brincar em casa

Convidar alguns amigos para brincar em casa é uma ótima opção para as férias de julho. Acredite, isso é importante e prazeroso para eles, já que acabam criando alguma independência.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!