Zen

Yoga Sutra foca na serenidade da mente e exercita concentração. Conheça!

Por Redação Doutíssima 02/08/2014

Yoga Sutra é um apanhado de ensinamentos que servem de guia para que a nossa mente consiga alcançar os mais elevados estados de serenidade, concentração e foco. Com isso, ele torna-se um guia para que atinjamos a felicidade por meio de conselhos que nos tornam pessoas melhores dentro de nossa própria humanidade.

Yoga Sutra desenvolve virtudes

O Yoga Sutra surge da premissa principal que os maiores prejudicados ao desejar o mal a alguém somos nós mesmos que o desejamos. Por isso, nos ensina a ajudar aos outros, para que com isso, desenvolvamos virtudes e consigamos nos focar em nosso crescimento espiritual e transformação baseada fundamentalmente em agir de maneira correta no mundo.

yoga-sutra

Yoga Sutra fala em ação de observação sem julgamento e crescimento espiritual. Foto: Shutterstock

Lei rege o Yoga Sutra

A lei que rege o Yoga Sutra é a seguinte: “Cultivar uma atitude de afabilidade pelos que estão felizes, compaixão pelos que estão sofrendo, prazer e deleite pelos que estão fazendo algo bom no mundo, e uma atitude de observação sem julgamento aos que estão fazendo coisas prejudiciais, nos ajudarão a alcançar uma mente calma e equilibrada.”

Quando purificamos nossa mente com a prática do bem, conseguimos de forma duradoura cultivar sentimentos de amizade e compaixão para com o próximo, e como consequência, ao adquirirmos uma mente amável, ela também se torna tranquila.

Quando você observa sua mente e escolhe seus pensamentos, a mente começa a lhe respeitar. Isso faz com que você não tenha que ficar o dia todo lidando com a turbulência da mente, com preocupações.

Mudança de humor e atitude

É importante entender também que uma simples mudança de humor resultante da mudança de atitude gera um efeito cascata que nos permite a libertação de pensamentos negativos. Porém, não é uma questão de apenas mudar nosso humor, algo um pouco mais difícil para o ego.

A filosofia do Yoga Sutra nos instiga a frequentemente exercitar de forma incansável a compaixão. Isso baseado no pensamento de que para desenvolver virtudes como amabilidade e afabilidade pelos que estão felizes, é preciso igualmente compaixão pelos que estão sofrendo e alegria pelo bem que as pessoas estão fazendo.

E, talvez daí venha o maior desafio do Yoga Sutra: nos estimular a manter uma atitude de observação sem julgamento para com os que causam mal no mundo. Parece um conselho óbvio, porém, quantas vezes as pessoas sentem inveja ou mal-estar quando os outros estão bem.

Sentimento de compaixão

Sentir compaixão não é sentir pena de alguém e nem ficar triste pelo sofrimento dele. Não é se sentir responsável querendo salvá-lo ou evitar sua dor. Nem é sentir medo por algo que aconteceu a alguém e que poderia acontecer a você também.

Investir na prática do Yoga Sutra é permitir a entrada da tranquilidade e da serenidade por meio da aceitação e assim descobrir que é possível influenciar pessoas infelizes por meio da nossa felicidade e caridade.

É fundamentalmente treinar a nossa mente para desenvolver um nível que valha a pena ser imitado no processo pela busca da paz interior que a maioria de nós buscamos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!