Dança

Para se mexer em frente à tv: jogos de dança são opção divertida nos games

Por Redação Doutíssima 06/08/2014

Os jogos de videogame ganham cada vez mais espaço tanto na vida das crianças como para os adultos que se encantam com gráficos e inovações que a indústria apresenta. Em contraponto, a prática de exercícios físicos também vem sendo incorporada no cotidiano das pessoas, como uma necessidade de manter uma boa qualidade de vida e afastar o risco de doenças ligadas ao sedentarismo.

E em meio a esse contexto, que tal juntar ambas as práticas e gastar energia enquanto se diverte? Para isso, jogos de dança conquistam cada vez mais espaço. No Dia das Crianças este pode ser um bom motivo para pais e filhos se divertirem enquanto mantém o corpo em movimento.

jogos-de-dança

Jogos de dança têm se tornado uma grande mania mundial. Foto: Barone Firenze/Shutterstock.com

Jogos de dança queimam calorias

E como isso é possível? Atualmente, é possível apostar em jogos de dança por meio dos sensores de movimento acoplados em videogames da nova geração. Esse estilo de videogame marcou a saída do aparelho do quarto para a sala, onde todos podem se divertir com a interação e o movimento.

Além disso, cria-se uma nova categoria de jogo, que é dos jogos saudáveis, visto que, além dos games de esportes, que obviamente incentivam a prática de exercícios físicos, outro filão que vem ganhando adeptos é o de simuladores de jogos de dança.

Trata-se de uma boa opção para divertir tanto os homens quanto as mulheres em reuniões de amigos. Os jogos exploram o dinamismo e exigem força, concentração, além de garantirem bons momentos de lazer.

Mercado em ascensão

Atualmente, estima-se que o mercado de games deve ter um faturamento de cerca de 72 bilhões de dólares até 2015 e, para isso, a indústria e os estúdios vêm apostando cada vez mais no ramo dos jogos de dança, por meio do fechamento de acordos de muito dinheiro com gravadoras detentoras dos direitos autorais de astros da música campeões da audiência.

Com músicas atuais e conteúdo extra disponível para download, os títulos se renovam ano a ano e passam de coadjuvantes a protagonistas nas festas de família por meio da interação que eles proporcionam.

Benefícios e limitações dos jogos de dança

Estudos atuais sugerem que, além de a diversão trazer bens psicológicos e melhorar o processo de interação social, o uso de jogos de dança pode ainda auxiliar no processo de perda de peso. Isso pois os movimentos feitos nos jogos queimam calorias, contribuindo para o emagrecimento conforme a intensidade do ritmo do exercício.

O benefício trazido pela prática de movimentos na frente da tevê, porém, não pode ser comparado ao obtido por atividades como natação ou outras modalidades. Os jogos eletrônicos contribuem para a manutenção da saúde, mas não substituem a academia e as atividades aeróbicas praticadas de forma regular.

Outro fator relevante é que as coreografias desenvolvidas nos jogos são feitas por coreógrafos e dançarinos profissionais, fazendo com que seja exigido força e ritmo do outro.

Por isso, é preciso ter cuidado antes de tentar imitar dançarinos profissionais para não se machucar: alongue antes e depois das atividades, faça os passos e as coreografias com cuidado, iniciando com passos simples avançando até os passos mais complexos. Também use roupas e sapatos adequados. Isso é fundamental para a prevenção de lesões durante a prática.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!