Você sabia que muitas pessoas que buscam emagrecer fazem uso de uma brincadeira de criança? Pois é, pular corda não só emagrece como mais do que isso: é uma atividade aeróbica muito completa que funciona tanto para afinar a silhueta, tonificar os músculos e combater o estresse quanto para desenvolver agilidade, ritmo, equilíbrio, impulsão, coordenação motora e força muscular.
Pular corda, além de fácil de executar, tem um potencial de resultados rápidos: são aproximadamente 400 calorias a cada meia hora. Isso, combinado com uma alimentação equilibrada, pode ajudar a enxugar cerca de oito quilos por mês. Muito mais do que se consegue no mesmo tempo de caminhada, pedalada ou corrida.
O que fazer para pular corda?
A primeira atitude para você que busca condicionamento físico com este exercício é escolher a corda certa. Existem cordas de todos os tipos e tamanhos, e a escolha entre elas deve ser individualizada.
É fácil saber se você escolheu o tamanho adequado do acessório: segure a corda com as mãos, pise no centro dela com os pés unidos, e estique até que o cabo em que você apoia as mãos esteja na altura do peito, próximo às axilas. Se cumprir este padrão, a corda tem o tamanho perfeito para você. Vale lembrar que a maioria das cordas atualmente é ajustável.
Outro ponto que você deve atentar é para o material das manoplas – aquele cabo que se usa para segurar a corda: elas devem ser de material resistente, como o PVC, e preferencialmente emborrachadas, evitando que as mãos fiquem machucadas ou com calosidades.
Cuidados para pular corda com segurança
Na hora de iniciar o exercício, é importante ficar atento na escolha de roupas adequadas para tal. Lembre-se sempre que pular corda é um exercício que demanda roupas confortáveis e um bom tênis, visto que é uma atividade de salto que implica em um impacto nas articulações.
Além disso, as roupas devem ser de um material de fácil absorção do suor, visto que é uma atividade aeróbica. Aliás, ao levarmos em conta de que estamos nos exercitando – ainda que de forma lúdica –, é imprescindível fazer um aquecimento prévio.
Isso pois pular corda irá aumentar sua frequência cardíaca. Uma boa dica é começar dando pulinhos sem a corda por um ou dois minutos. Os braços podem ser aquecidos por meio do movimento de giro com a corda por cima da sua cabeça, batendo a corda, e apenas passe por cima dela, sem pular.
Em termos de regularidade, ela é mais importante que a frequência. Portanto, se você é iniciante nos exercícios físicos e na corda, é importante respeitar o seu ritmo até que se sinta seguro para progredir o exercício. Pratique entre três e cinco vezes por semana e intensifique o treino uma vez por semana ou quando se sentir seguro para fazê-lo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!