Muitas mães e pais de primeira viagem acabam descobrindo uma aventura na hora do primeiro banho do bebê. Isso acontece porque, ao contrário do que acontece com os adultos, para o recém-nascido tudo é uma novidade. Por isso, é fundamental que a pessoa responsável pelo banho do bebê preste atenção em alguns detalhes.
O primeiro deles consiste em não se assustar caso o bebê comece a chorar: ainda que você não esteja fazendo nada errado, a criança pode chorar devido o contato com o desconhecido. Nesses momentos, é importante conversar com ele e acalmá-lo. Em uma questão de tempo, o banho se tornará um hábito prazeroso.
Banho do bebê antes da amamentação
Em relação às dúvidas que surgem referentes ao horário ideal para o banho do bebê, anote a dica: opte – sempre que possível – por dar o banho antes de amamentar. Isso porque, se você der banho após amamentar, o bebê poderá regurgitar. Para bebês um pouco maiores, um banho antes de dormir é a melhor opção, pois além de limpar, o banho também acalma.
Filhos: tire dúvidas e participe de discussões em nosso fórum!
Outra dica importante para a hora do banho do bebê é nunca deixá-lo sozinho. Parece óbvio, mas a verdade é que poucos segundos podem ser suficientes para que o bebê se afogue. Por isso, caso seja necessário se ausentar da banheira, enrole a criança em uma toalha e leve-a com você a fim de evitar acidentes.
Apoio é fundamental no banho do bebê
Também é fundamental nunca deixar o bebê solto durante o banho. Sempre apoie a cabecinha e as costas do bebê sobre suas mãos enquanto o lava. Prime por uma limpeza bem caprichada nas regiões genitais e de contato com a fralda, bem como rosto e pescoço.
Se houver alguma sujeirinha ao redor dos olhos, use uma bola de algodão para eliminá-la com um movimento delicado, de dentro para fora. Além disso, não se esqueça de lavar aqueles lugares menos esperados que podem acumular sujeira, como é o caso das dobrinhas atrás dos joelhos, axilas, atrás das orelhas e no pescoço.
Nem todos os bebês nascem cabeludos, mas se seu bebê tiver muito cabelo lave-o sempre que necessário com um shampoo infantil neutro, para não irritar os olhos. Aplique uma pequena quantidade de shampoo e deixe agir por alguns instantes antes de enxaguá-lo. Não é necessário esfregar ou massagear nesta idade. Lave o cabelo do bebê por último, assim ele não terá de ficar na água cheia de sabão.
E por fim, é preciso sempre atentar à temperatura da água na hora de preparar o banho do bebê, já que os bebês possuem uma pele muito mais sensível que a pele adulta. Por isso, para evitar queimaduras, é importante que antes de iniciar o processo do banho faça-se um teste com a temperatura da água, medindo com o pulso ou cotovelo.
Mas atenção: na sua percepção, a água deve estar morna e não quente. Afinal de contas, como já foi falado, o bebê tem uma sensibilidade maior para o calor do que você. Por isso, o que é morno para o adulto será quente na medida certa para a hora do banho.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!