Clínica Geral

Saiba o que causa a disúria, a conhecida dor ao urinar

Por Redação Doutíssima 06/11/2014

Atingindo principalmente as mulheres, a disúria é a sensação de queimação ou dor ao urinar. Bastante comum, o problema costuma ser acompanhada de outros sintomas, que indicam inflamação em algum local do trato geniturinário.

dor-ao-urinar

Problema pode ser decorrente de doenças e é comum entre as mulheres. Foto: iStock, Getty Images

É importante ressaltar que a disúria é apenas um sintoma e não uma doença. Ou seja, a dor ao urinar é uma queixa que pode ser decorrente de vários problemas de saúde, sendo necessário realizar uma consulta médica para que o problema seja devidamente investigado e tratado.

Dor ao urinar geralmente indica problema na bexiga

A grande maioria dos casos de dor para urinar são resultados de inflamação ou infecção da uretra ou bexiga. A disúria, por exemplo, pode indicar uma infecção urinária – principalmente quando, além da dor, a pessoa sente ardência, incômodo ou a sensação de peso na bexiga.

Por isto, a própria disúria pode ser de difícil diagnóstico, uma vez que sua manifestação pode variar de uma pessoa para outra.

Até que haja o diagnóstico, nenhuma patologia pode ser descartada, inclusive as mais graves como inflamação na próstata, testículo, vagina ou útero, problemas que podem causar sérias complicações se não tratadas a tempo.

Para evitar que isto aconteça, é importante que aos primeiros sinais de dor para urinar se busque um médico, lembrando que tratar o problema apenas com analgésico é um erro grave. Além de atrasar a resolução do problema e a cura da doença, a medida pode resultar em gravíssimas complicações decorrentes da evolução da doença.

Como dezenas de doenças têm a disúria como sintoma, o especialista precisa se basear no histórico-médico do paciente e nos sintomas associados à dor ao urinar para investigar o quadro e chegar a um diagnóstico da verdadeira causa do problema.

No caso de um homem jovem apresentar este quadro, por exemplo, o médico pode suspeitar de uma prostatite ou uretrite. Já se os sintomas aparecerem em uma mulher jovem, ele terá que investigar uma possível cistite.

Tratamento para dor ao urinar

Além das causas já citadas, a disúria pode ser causada por pielonefrite, vaginite, vulvovaginite, cálculo renal, aumento da próstata e tumor na bexiga. Para que se obtenha um diagnóstico correto, geralmente são solicitados alguns exames, de acordo com as chances mais prováveis.

Geralmente, a investigação costuma ser baseada no exame simples de urina, na urocultura, na análise de possível secreção vaginal ou uretral, na ultrassonografia de próstata, bexiga e rins e na dosagem sanguínea do antígeno prostático específico.

Somente então, com a investigação concluída da verdadeira causa da dor ao urinar, é que o médico poderá dar início ao tratamento, que deve ser voltado à cura da doença que originou esse sintoma.

Se a disúria for causada por alguma infecção, o tratamento se dará com antibióticos. Já se a dor ao urinar for gerada por doenças da próstata, o paciente deverá ser avaliado por um urologista. No caso de vaginite atrófica, o quadro pode melhorar com o uso de estrogênio vaginal.

No entanto, é importante ressaltar que não existe um tratamento que englobe todas as causas de disúria ao mesmo tempo. Assim sendo, se não houver uma investigação adequada, não é possível haver um tratamento adequado para o problema.