Clínica Geral

Existe cura para o sonambulismo?

Por Redação Doutíssima 12/02/2014

sonambulismoParece engraçado ver um de seus familiares andando pela casa em meio à madrugada, como se estivesse acordado, mas na verdade está em um sono profundo. Na verdade o sonambulismo é um problema que deve ser levado a sério. O sonambulismo é um grave distúrbio do sono. As pessoas que sofrem com esse problema fazem atividades costumeiras enquanto dormem. Um sonâmbulo pode até conversar e abrir os olhos, mas normalmente não vai se lembrar de nada no dia seguinte pois sua mente, na verdade, está em dormindo. Alguns sonâmbulos só se dão conta de que passaram por uma crise porque acordam fora de sua cama. O tempo do sonambulismo é variado. Ela pode ser breve, durando cerca de 30 segundos; ou ser mais longa, com duração de até 30 minutos.

Especialistas estimam que o sonambulismo ocorre com mais frequência em crianças e adolescentes pois durante essa fase, a massa cerebral ainda está em processo de amadurecimento. De acordo com estudos, o sonambulismo pode ocorrer em membros da mesma família. Desse modo, crianças cujos pais sofreram desse distúrbio aumentam suas chances em 45% de sofrer com o mesmo problema.

 

Mas o sonambulismo tem cura?

 

Infelizmente os cientistas ainda não encontraram solução para esse distúrbio do sono, por isso o sonambulismo não tem cura, mas ele pode certamente ser tratado. Em geral, o sonambulismo desaparece na adolescência, mas em caso da situação persistir, o melhor é procurar ajuda médica.

sonambulismo

Para encontrar a solução do sonambulismo, você pode começar buscando um bom médico especialista no sono e marcar uma consulta. O médico irá fazer uma avaliação da saúde geral do paciente para poder notar qualquer distúrbio de saúde ou estresse que estejam prejudicando o sono. O segundo passo do médico é fazer um exame que se chama polissonografia. O médico precisa avaliar com que freqüência ocorre o sonambulismo e quais são os riscos causados ao paciente. Nesse exame, o paciente utiliza diversos aparelhos enquanto dorme. Isso permite que o médico conheça as condições do sono do paciente e ajude a diminuir os comportamentos que podem causar o problema. Algumas vezes, não é nem preciso um tratamento mais profundo, apenas algumas mudanças de hábito do paciente.

Se for o caso de tratamento, um dos recursos é a medicação. Segundo médicos especialistas do sono, o tratamento pode ser feito com medicamentos que estabilizam o sono. O tratamento pode durar de três a seis meses. Normalmente, após o fim do tratamento, o paciente deixa de ter crises de sonambulismo.

 

Saiba mais:

11 Alimentos que estimulam o sono

12 Hábitos saudáveis para melhorar o sono

Acabe com o ronco e a apneia do sono: procure um ortodontista

Como tirar o sono durante o dia

Conheça qual o melhor travesseiro para dormir melhor

8 Passos para dormir melhor

Dicas para dormir melhor