Gravidez não é sinônimo de descuidar da forma. Pelo contrário, praticar exercícios para gestantes é uma forma de manter a saúde. Isso porque, entre os muitos benefícios da atividade física durante este período, é possível destacar o controle de peso, bem como o fortalecimento muscular que auxilia nas dores nas costas.
Benefícios dos exercícios para gestantes
Além disso, a prática de exercícios para gestantes melhora também o condicionamento cardiovascular e o sistema respiratório, além de qualificar o retorno venoso e linfático, diminuindo o inchaço.
A prática correta de exercícios para gestantes é fundamental e, por isso, preparamos uma relação com atividades que, se praticadas sob recomendação médica e orientação profissional, trarão benefícios para você e para o bebê.
Confira 5 opções de exercícios para gestantes
1. Hidroginástica
É um dos exercícios para gestantes mais recomendados. A água traz conforto, uma vez que a gestante não sente o peso da barriga, sentindo-se mais segura e confortável para a prática de movimentos. O exercício é excelente para a circulação, sendo efetivo na redução de inchaços.
2. Caminhada
Essa é a opção ideal para você que, por algum motivo, não quer procurar um local para a prática de exercícios físico. Caminhar é democrático e pode ser feito em qualquer lugar. Com indicação médica, é possível que a gestante caminhe até cinco vezes por semana para beneficiar o bebê.
O único cuidado, no entanto é que a frequência cardíaca deve ser respeitada e não ultrapassar os 140 batimentos por minuto. Ou seja: dá para fazer com bastante calma, aliviando qualquer zona de tensão.
3. Musculação
A musculação não é contraindicada para mulheres grávidas. Ao contrário, é uma boa opção de exercícios para gestantes. Se bem orientada, fortalece os músculos, melhora a postura e diminui as dores nas costas, provenientes do peso da barriga.
Na musculação é possível trabalhar cada grupamento muscular de forma segura. Gestantes que nunca praticaram exercícios devem começar aos poucos, com 15, 20 minutos, avançando aos poucos.
4. Pilates
O pilates vem conquistando seu espaço entre as mulheres de forma significativa nas últimas décadas coo um dos melhores exercícios para gestantes. A modalidade utiliza o próprio peso corporal para trabalhar diferentes grupamentos musculares.
O pilates melhora a postura, evita dores lombares e fortalece os músculos das costas, preparando para o peso da barriga, no entanto, ele só é recomendado para quem já praticava antes da gravidez.
No pilates, a gestante trabalhará o tempo todo com o abdômen contraído, o que pode gerar estresse desnecessário para quem nunca praticou. Ou seja, quem deseja aproveitar os benefícios do pilates deve começar bem antes da gravidez.
5. Yoga
Assim como o pilates, a yoga conquistou um espaço considerável nos últimos anos. Ela trabalha corpo e mente, ajudando no relaxamento da gestante. No entanto, assim como no pilates, a yoga trabalha o abdômen e por isso só é recomenda para aquelas que praticavam antes da gravidez.
Com o passar das semanas e o crescimento da barriga, ficará mais difícil fazer determinadas posturas, no entanto, já existem academias que contam com programas específicos para gestantes. Por isso, vale a pena aproveitar e se informar.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!