Pele

Declaração de Direitos da Pele: campanha incentiva a prevenção

Por Redação Doutíssima 12/10/2015

Beleza e cuidados da pele andam de mãos dadas, especialmente para aqueles que querem ter uma aparência sempre jovem e saudável. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou a campanha Declaração de Direitos da Pele. Ela visa conscientizar toda população brasileira da necessidade de ter mais atenção à rotina de cuidados com esse órgão tão importante do corpo humano.

 

Cuidar da pele é fundamental

Cuidar da pele não é um fenômeno moderno. Há relatos documentados do Egito Antigo que sugerem que Cleópatra, conhecida por seus métodos antienvelhecimento e cuidados com a beleza, se banhava em leite azedo. Atletas gregos antigos também se banhavam no azeite e depois em um pó de areia fina para evitar que a pele ficasse queimada no sol escaldante.

Declaracao-de-Direitos-da-Pele-Fortissima-iStock-Getty-Images

Campanha quer conscientizar sobre a necessidade de ter mais cuidados com a pele. Foto: iStock, Getty Images

A evolução da rotina de cuidados da pele tem levado ao desenvolvimento de muitas novas tecnologias e produtos que oferecem mais opções do que nunca. Apesar disso, a importância de uma boa rotina de cuidados da pele é frequentemente negligenciada ou subestimada.

 

A pele é o maior órgão do corpo e cumpre um grande número de tarefas de valor inestimável. Ela interage com o meio ambiente e desempenha um papel fundamental na defesa contra agentes patogênicos e perda excessiva de água, proporcionando isolamento, regulação da temperatura, síntese da vitamina D e proteção da vitamina B.

 

Se a pele está bem protegida, nutrida e preservada contra oxidação, poluição, raios UV e outros elementos de estilo de vida e ambientais, ela permanecerá saudável ​​por mais tempo. Os resultados desse esforço serão visíveis tanto a curto quanto a longo prazo.

 

Não bastasse isso, a falta de cuidados com a pele é capaz de levar a problemas graves. Segundo estatísticas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 140 mil novos casos de câncer de pele são registrados todos os anos no Brasil.

 

Declaração de Direitos da Pele indica artigos 

A campanha criada pela SBD visa mostrar aos brasileiros a importância dos cuidados com a pele e de consultar um especialista para isso. Verificar a saúde desse órgão periodicamente é tão necessário quanto monitorar a saúde dos demais que compõem nosso organismo. Por isso, em seu check-up anual vale a pena incluir um especialista em pele na lista.

 

Para promover a campanha, a entidade está veiculando um vídeo que mostra algumas regras educativas, passando alguns pontos necessários para ter uma pele sempre saudável. Entre os artigos descritos pela Declaração de Direitos da Pele, o primeiro indica que toda pele tem direito à saúde e que parecer saudável é diferente de estar saudável.

 

Um outro ponto citado pela Declaração é aquele que alerta sobre a exposição consciente ao sol e o direito à proteção. São abordadas ainda questões relacionadas à beleza, que segundo a entidade vão além da vaidade.

 

No entanto, um dos focos mais salientados é a necessidade de um profissional capacitado para ajudar em todos esses cuidados – eles são muitos e nem todos são do conhecimento de pessoas que não estudaram para isso. Caso queira conhecer todos os artigos presentes nessa declaração, é possível acompanhar pelo site da entidade.