Apenas uma mulher que já sofreu com uma unha fraca sabe o quanto pode ser desesperador. Qualquer mínimo movimento pode ser motivo para unhas quebradas, lascadas ou danificadas de alguma forma.
A boa notícia é que identificando a causa e tratando direto na raiz do problema, é possível dar resistência e brilho a uma unha que antes era frágil e sem vida.
Descubra como fortalecer as unhas
O primeiro passo para fortalecer a unha fraca é saber o ponto de partida desse processo: a alimentação. Aquilo que você come age diretamente na saúde de todas as estruturas do seu corpo.
Para estimular o crescimento saudável das unhas, insira na sua alimentação alimentos ricos em vitaminas e cálcio. Invista no leite e seus derivados, como o iogurte, no espinafre, nas carnes brancas e vermelhas, coma nozes, sementes de linhaça e tomate.
O que causa a unha fraca
As unhas podem servir de sinalizadores para uma série de problemas que ocorrem no corpo humano. Desde a deficiência de cálcio até doenças cardíacas crônicas, a unha fraca pode ser resultado de avarias que precisam de cuidado. Se você notar que as suas unhas começaram a ficar quebradiças, procure um médico e faça um check-up, para entender de onde vem essa fraqueza.
Fique atento a algumas das doenças sinalizadas pelas unhas quebradiças:
– Anemia
– Doença cardíaca
– Doenças renais
– Doenças hepáticas
– Diabetes
– Hipertireoidismo e Hipotireoidismo
– Leucemia
– Deficiência de Zinco
– Deficiência de vitaminas C, A, B12 e B3.
Tratando a unha fraca
Além da alimentação rica em vitaminas e cálcio, ainda é preciso tomar determinados cuidados diários com as unhas, para que as camadas de queratina estejam sempre hidratadas e fortes.
Você pode utilizar soluções caseiras ou compradas em farmácias de manipulação para tratar a unha fraca. Elementos como o cravo, o azeite de oliva e o alho são grandes aliados na hora de proteger as unhas. Conheça uma receita.
Base de cravo e alho
– 1 vidro de base incolor para unhas
– 3 dentes de alho descascados
– 3 cravos da índia
– ½ limão
Modo de preparo:
– Pique os dentes de alho e amasse com um pilão. Quando estiver bem amassado, leve ao liquidificador ou mixer e triture. Derrame o líquido dentro do vidro com base.
– Corte um limão tahiti ou siciliano na metade. Esprema meio limão e coloque 20 gotas no suco na mistura de base e alho.
– Despeje então os cravos da índia e misture bem todos os ingredientes dentro do vidro. Deixe agir por 2 dias e então passe nas unhas. O ideal é renovar a aplicação a cada 3 dias.
Prevenindo-se do enfraquecimento das unhas
Se você ainda não sofre com a unha fraca ou se já fez o tratamento para fortalecê-la, é hora de preocupar-se com a prevenção. Muitas das atividades cotidianas são responsáveis por enfraquecer as camadas de queratina que formam a unha, portanto, é nelas que a atenção deve ser redobrada. Entenda como proteger suas unhas da quebra e da fraqueza.
– Na hora de lavar a louça ou lidar com outros produtos de limpeza doméstica, utiliza luvas de borracha para proteção;
– Retirar os esmalte apenas com produtos removedores que não utilizem acetona em sua fórmula;
– Não roer as unhas;
– Manter as unhas sempre com base ou esmalte para proteção;
– Fazer uso diário de cremes hidratantes para mãos e unhas que contenham ureia em sua composição.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!