Cabelos

Conheça a queratina líquida e saiba como usá-la em seus cabelos

Por Redação Doutíssima 31/05/2013

Você já usou a queratina como solução para os seus cabelos? É natural que as mulheres a vejam como um dos principais ingredientes de muitos produtos para embelezar seus fios. Mas você sabe qual é a importância dessa substância para a saúde deles?

 

Basicamente, a queratina é uma proteína já encontrada naturalmente nos cabelos. Acontece que, devido  a agentes externos, como o uso do secador ou procedimentos químicos, o cabelo pode perder a sua queratina natural. Assim, há tratamentos para repor essa substância perdida e, assim, dar nova vida aos fios.

Outra boa notícia é que você pode preparar uma receita em casa mesmo com base na queratina para tratar seus cabelos. Mas antes, saiba um pouco mais sobre o seu papel, que passa não só pela beleza, como também pela saúde dos fios.

queratina

Tratamentos para repor a proteína dos cabelos devolvem força e hidratação aos fios. Foto: iStock, Getty Images

Queratina: seus cabelos precisam dela

Cerca de 90% do cabelo é composto de queratina e de 5% a 10% de água e outros elementos, como lipídios, pigmentos e minerais. É essa proteína fibrosa que proporciona resistência e elasticidade aos fios. É por isso que o seu cabelo fica com um aspecto volumoso e quebradiço quando está deficiente dessa substância.

Quanto mais o seu cabelo está com um aspecto ressecado, mais se nota o efeito da queratina líquida nos fios. Além disso, essa substância é usada em tratamentos estéticos para alisar os fios, como é o caso da escova progressiva.

Porém, o seu uso pode ser aliado a outros ingredientes para conseguir um efeito liso em fios cacheados, como é o caso dos formaldeídos, mas que podem ter um efeito tóxico no organismo. Fuja deles!

Como usar a queratina líquida

Você pode encontrar em vários salões de beleza procedimentos que repõem a queratina dos fios. Por isso, antes de usá-la, é sempre importante conversar com o seu cabeleireiro para ver se realmente essa é a sua necessidade.

Em lojas de produtos de beleza, você pode encontrar muitas opções de shampoos, condicionadores e máscaras de hidratação com essa proteína em sua composição.

No entanto, se o seu cabelo está realmente danificado, usar um tratamento mais concentrado dessa proteína é o mais indicado. E o melhor, como já dito, é que com os cuidados necessários você pode utilizar em sua casa.

Primeiro, você vai precisar encontrar uma queratina líquida de boa qualidade e ler muito bem as recomendações do rótulo, já que cada marca pode indicar um uso diferente.

A queratina líquida pode ser usada diluída em uma máscara de hidratação ou na forma pura, dependendo da necessidade do cabelo. Além disso, alguns produtos irão necessitar de calor para selar esta proteína nos fios.

Depois de aplicar o produto nos cabelos limpos, basta secar com o secador e utilizar uma chapinha para isso. Mas lembre-se de garantir se o produto escolhido realmente precisa deste procedimento.

Existe algum risco em usar a substância?

Quando usada na periodicidade correta, a queratina líquida só faz bem para os fios. Antes de aplicar qualquer produto capilar, contudo, é necessário fazer um teste em apenas uma parte do cabelo e ver se não haverá nenhum tipo de reação alérgica.

Mas o fato é que ela não pode ser usada como uma hidratação comum, já que, quando encontrada em excesso no cabelo, pode gerar um efeito contrário do desejado. Ou seja, ao invés de um cabelo saudável, maleável e sedoso, seu cabelo pode ficar duro e ressecado. Se isso acontecer, basta caprichar na hidratação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!