Especialidades

5 opções para você descobrir como tratar as varizes

Por Redação Doutíssima 08/09/2014

Quando os primeiros sintomas de varizes aparecem, muitas pessoas se preocupam com esta condição e logo buscam métodos de como tratar as varizes rapidamente. Isso porque, se não forem tratadas a tempo, as varizes podem se desenvolver e levar a outros problemas mais.

As varizes são malformações que aparecem nas pernas, quando as veias que enviam sangue para o coração não funcionam corretamente, devido a problemas relacionados com a pressão ou a má circulação.

como-tratar-as-varizes

Saber como tratar as varizes pode impedir problemas graves no futuro. Foto: Shutterstock

São causadas pelos mais diversos motivos, sendo que dentre os mais comuns estão a fadiga, a permanência muito tempo em pé ou então sentada, a inatividade física ou as doenças sanguíneas hereditárias, causando consequências como as veias inchadas e doloridas.

Veja como tratar as varizes de diversas formas, desde métodos naturais até procedimento cirúrgicos.

Como tratar as varizes

Mudanças de estilo de vida

Algumas mudanças no dia a dia são, muitas vezes, o primeiro passo de como tratar as varizes. Estas mudanças podem prevenir que elas se agravem, reduzem a dor, e previnem que outras acabem se formando. Evite ficar em pé ou sentado por longos períodos. Quando estiver sentada, evite cruzar as pernas e as mantenha elevadas. E quando puder, levante suas pernas acima do nível do seu coração.

Outra maneira é praticar atividades físicas para melhorar a circulação do sangue.  Evite usar roupas apertadas, especialmente aquelas que apertam a cintura, a virilha (parte superior das coxas) e as pernas.

Meias de compressão

Seu médico pode recomendar meias de compressão. Estas meias criam uma leve pressão nas pernas, que pode diminuir o inchaço no local. Você pode encontrá-las em lojas de departamento, quando a compressão é menor, ou em lojas de suprimentos médicos e farmácias, no caso das meias de alta compressão.

Escleroterapia

Outro método usado de como tratar as varizes é a escleroterapia, que utiliza um produto químico líquido para secar uma veia varicosa. O produto químico é injetado na veia, o que causa irritação e cicatrizes no interior da veia. A irritação e cicatrizes fazem as varizes desaparecerem.

Este procedimento é utilizado para o tratamento de pequenas veias varicosas e varizes em estágios iniciais.

Cirurgia a laser

Este processo é feito a partir da luz de um laser sobre a varizes. A luz do laser faz com que a veia fique inativa. A cirurgia a laser é usada principalmente para o tratamento de varizes de maior calibre e nenhum tipo de corte ou injeção de substâncias químicas estão envolvidos neste método de como tratar as varizes. Por isso, o tempo de recuperação é menor do que outros tratamentos mais invasivos.

Cirurgia convencional

Para este método de como tratar as varizes através da sua remoção, o médico irá fazer dois pequenos cortes para a retirada das varizes. Um destes cortes é feito na virilha e o outro no tornozelo, onde um aparelho retira toda a veia que possui problema de circulação.

Depois do procedimento finalizado, a recuperação pode demorar de 15 a 30 dias e o uso de meias de compressão é obrigatório.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!