Pele

Como evitar pelos encravados adotando 5 conselhos úteis

Por Redação Doutíssima 08/09/2014

Se depois de depilar as pernas, as axilas ou o rosto, você sente a sua pele avermelhada e com pequenos caroços, isso alerta para a presença dos pelos encravados. Eles ocorrem pela depilação incorreta e podem levar a uma infecção. Se você deseja saber como evitar pelos encravados, busque aprender mais sobre como eles são causados ​​e tome as medidas para reduzir a ocorrência.

Os pelos encravados podem ou não ser visíveis na pele, já que você pode sentir apenas coceira na área depilada. Depois que os pelos estão encravados, é difícil retirá-los sem acabar machucando a pele, por isso, é necessário saber como evitar pelos encravados. Veja a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar nesse desafio.

como-evitar-pelos-encravados

Depile-se após o banho, pois o vapor e a água suavizam o pelo e abrem os poros. Foto: Shutterstock

Como evitar pelos encravados em 5 dicas

1. Use produtos suaves

Uma maneira de como evitar pelos encravados é escolhendo bons produtos para a pele. Seja a pele do seu rosto ou qualquer parte do seu corpo que você costume depilar e que acaba aparecendo os pelos encravados, evite usar produtos que têm um alto teor de álcool ou alguma química que deixe a pele ressecada.

Quando sua pele é seca, estes produtos podem amplificar a irritação e aumentar a incidência dos pelos encravados. Além disso, evite o uso de água muito quente, pois também pode ressecar e irritar a pele.

2. Prepare sua pele corretamente

Você deve sempre se depilar depois do banho. O vapor e a água irão ajudar a suavizar o pelo e abrir os poros da pele, o que torna mais fácil a remoção. Você também pode esfoliar suavemente a pele para remover as células mortas e impurezas, mas se a sua pele for muito seca e sensível, isso pode provocar algum tipo de irritação.

3. Mude sua técnica de remoção de pelos

Outra maneira que revela como evitar pelos encravados é fazer mudanças na maneira que você se depila. Se você se depila com lâmina, procure mantê-la sempre limpa. Quando ela fica suja pode levar ao acúmulo de bactérias, causando uma infecção, irritação e pelos encravados. Guarde a sua lâmina em um local fresco e seco, fora do seu chuveiro e a substitua sempre que necessário.

4. Não use roupas apertadas

Depois da depilação, use uma roupa de algodão e mais folgada. Usar roupas apertadas imediatamente após a depilação pode causar atrito e levar a irritação – o que aumenta a ocorrência de pelos encravados.

5. Esfoliar e hidratar diariamente

Esfoliantes ajudam as remover as células mortas da pele e a manter os folículos pilosos limpos. O hidratante irá manter sua pele macia e suave, o que vai incentivar o pelo a crescer no sentido correto. A manteiga de cacau ou a manteiga de karité são ótimos hidratantes para a pele do corpo.

O que causa os pelos encravados

Agora que você já sabe como evitar pelos encravados, que tal conhecer as origens do problema. Basicamente, eles podem surgir em decorrência de três causas. Confira:

Depilar a seco

Se você se depilar sem algum tipo de sabonete hidratante ou creme específico para a depilação, pode resultar em erupções cutâneas, bolhas e irritação – fatores que podem contribuir para o crescimento de pelos encravados.

Cabelos cacheados

Se você tem cabelos mais grossos ou encaracolados, o cabelo pode naturalmente voltar a crescer mais rápido do quem pessoas com cabelo fino e liso, gerando pelos encravados.

Folículos pilosos abstruídos

Se você não esfoliar a sua pele, seus folículos pilosos podem ficar obstruídos com células mortas, os quais impedem o pelo de crescer para fora de sua pele. As bactérias também podem promover o desenvolvimento de pelos encravados, que se tornam lesões com pus.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!