Pele

Vitaminas e alimentação são segredos para manter a cor da pele. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 18/08/2014

Você sabia que a alimentação influencia na cor da pele? Realmente, ter uma dieta adequada ajuda a manter a cor e a conservar um aspecto saudável, mas isso não significa comer o alimento Y ou X em abundância. O correto é comer determinados alimentos em quantidades moderadas e adequadas para que a pele tenha uma aparência bonita.

Nutrir a pele é preciso

É preciso abandonar aquela crença de que para nutrir a pele são necessários apenas cremes e outros produtos que compramos em cosméticas. Na verdade, vale aquele ditado de “somos o que comemos” para a pele, podendo adaptar essa afirmação para “parecemos o que comemos”. Quer saber como ter uma alimentação adequada para manter a cor da pele? Confira abaixo algumas dicas.

manter-a-cor

Vitamina C encontrada em frutas cítricas amplia o aspecto mais jovem da pele. Foto: Shutterstock

Betacarotenos e Vitamina A

Os betacarotenos, pigmentos de cor amarela e alaranjada, são transformados em vitamina A depois de ingeridos, e ajudam a manter a cor. Eles são encontrados principalmente nas cenouras, nos tomates, nos brócolis e no mamão papaya, dentre outros alimentos.

Mas é preciso ter bastante atenção ao consumi-los e, além disso, ter a medida certa. O excesso de betacaroteno pode provocar uma coloração amarelada na pele – algo que não representa nenhum perigo à saúde, apenas estético. Por outro lado, a carência de betacaroteno não apenas prejudica a coloração como também causa o envelhecimento precoce e pode ocasionar pequenas feridas nos lábios.

Licopeno, proteção importante para manter a cor da pele

O licopeno, que faz parte da família dos carotenos assim como o betacaroteno, é o pigmento ao qual o tomate deve sua cor vermelha. Ele se desenvolve nas plantas para protegê-las dos efeitos da luz e da oxidação do ar, sendo por isso um antioxidante potente para o organismo humano. Ajuda, assim, a manter a cor da pele. Essa substância também é encontrada em cenouras e tomates – sendo que aqui o alimento pode ser inclusive cozido, já que o cozimento libera o licopeno e favorece a absorção, sendo possível obtê-lo inclusive em molhos.

Outras vitaminas para manter a cor da pele

Não é só a vitamina A que é importante para manter a cor da pele. A vitamina C tem, dentre suas funções, a síntese do colágeno, um componente fundamental dos tecidos dérmicos que faz com que a nossa pele mantenha seu aspecto jovem por mais tempo. É possível encontrá-la em frutas cítricas, no kiwi, na couve-flor, dentre outras.

Além disso, alguns pães e cereais integrais, além dos ovos e das verduras escuras, são capazes de fornecer as vitaminas do complexo B, que também são benéficas para a pele, sobretudo no verão, uma vez que trabalham reparando os efeitos nocivos do sol.

Ômega 3

O ômega 3 não é uma vitamina, mas também é componente fundamental de uma boa alimentação para ter uma pele linda e saudável. Ele fornece uma série de ácidos graxos essenciais para que a pele se mantenha perfeita e com a hidratação necessária. Os peixes e as frutas secas são uma boa fonte de ômega 3.

Aliás, quanto à hidratação da pele, os líquidos devem estar presentes na nossa alimentação também, principalmente no verão, quando devemos ingerir até três litros diariamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!