Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios do cajá e aprenda uma deliciosa receita

Por Redação Doutíssima 02/01/2015

Típica das regiões norte e nordeste do Brasil,  o cajá é uma pequena fruta rica em cálcio, ferro, fibras, fósforo e vitaminas. Sua polpa tem grande comercialização, e pode ser utilizada na produção de geleias, sucos, sorvetes, vinhos e licores.

 

Além de saborosa, a fruta ajuda no combate da osteoporose, doenças cardíacas, fadiga, prisão de ventre, resfriados, gripes e aumenta o sistema imunológico. Ela também é aliada na retardo do envelhecimento da pele e na perda de peso.

cajá

Pequena fruta típica do Nordeste tem inúmeros benefícios, inclusive a perda de peso. Foto: iStock, Getty Images

Receitas com cajá

Para ter uma dieta bem sucedida o primeiro passo é eliminar alimentos calóricos de nosso cardápio, certo? Então, para você que já tirou o refrigerante da lista de compras, que tal aprender a receita de um delicioso suco natural de cajá?

 

É simples e rápido de preparar. Veja só:

 

Suco de Cajá

Ingredientes

– 500 ml de água

– 200 gramas de polpa de cajá;

– Açúcar ou adoçante (opcional)

Modo de Preparo

 

Misture todos os ingredientes no liquidificador até que o suco adquira uma forma homogênea. Se preferir, você pode acrescentar outras frutas como laranja ou limão, além de temperos como hortelã ou canela.

 

O suco, além de saudável, contribui no emagrecimento, pois regula o funcionamento dos intestinos e produz a sensação de saciedade. Para notar os resultados benéficos são necessários apenas dois copos da mistura por dia.

E para se refrescar no verão sem sair da dieta, aprenda a fazer um sorvete simples e caseiro com a fruta:

 

Sorvete de cajá

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado;

– 1 lata de creme de leite;

– 300 gramas de polpa de cajá

Modo de Preparo

 

Misture bem todos os ingredientes no liquidificador, após, despeje em uma forma de alumínio (preferencialmente, mas pode ser de plástico ou vidro) e leve ao freezer. Quando a mistura estiver congelada, bata-a novamente no liquidificador por alguns minutos e coloque no freezer. Feito isso é só servir!

 

Apesar de ser mais calórico que o suco, devido aos ingredientes utilizados, o sorvete também ajuda a eliminar as gordurinhas indesejadas. Mesmo contendo leite condensado e creme de leite, esse sorvete é feito com a polpa da fruta pura, o que é um bônus para sua dieta.

Curiosidades

 

O cajá tem cor amarela ou avermelhada, e pode medir de 7 a 10 centímetros. Com formato redondo, cada fruta tem no máximo 100 gramas. Sua casca é fina, e na polpa podem ser encontrados pequenos espinhos macios.

 

Sua árvore, a cajazeira, atinge até 20 metros de altura, e serve também de sombra para cacaueiros. A altitude das árvores dificulta a colheita do fruto, que é feita manualmente após ele ter caído no chão. Para evitar que insetos prejudiquem a fruta, a recolha é realizada duas vezes o dia.

 

O período da colheita varia conforme o Estado. Na Bahia, por exemplo, ela é feita entre os meses de fevereiro e maio, já na Paraíba ocorre de maio a junho. Cada árvore pode produzir até mil quilos da fruta por ano.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!