Zen

Conheça a meditação guiada, seus benefícios e saiba como praticar

Por Redação Doutíssima 14/09/2014

A meditação pode eliminar o estresse e é uma das melhores ferramentas que temos para equilibrar as nossas emoções, lidar com o sofrimento físico e psicológico, bem como para promover a paz interior. No entanto, quando decidimos começar esta prática, pode ser difícil meditar sem um professor ou um guia. É aí que entra a meditação guiada.

Meditar sozinho exige bastante esforço, mas você pode optar pelas meditações guiadas para entrar em um estado de espírito mais calmo. Veja nesse artigo um pouco mais sobre esse tipo de meditação e quais os benefícios que ela traz para a sua saúde.

meditacao-guiada

Meditação guiada traz muitos benefícios para a saúde. Foto: Shutterstock

O que é meditação guiada?

A meditação guiada, na verdade, é uma viagem imaginária, com uma fonte externa, com a finalidade de relaxamento. É uma ferramenta de gerenciamento de estresse, além de servir para restaurar o seu corpo, mente e alma.

A meditação normalmente dura de 3 a 30 minutos e varia de acordo com a finalidade ou a intensidade. Ela permite que você libere a sua mente e possibilita a você encontrar pensamentos subconscientes, seguindo as palavras que são ditas a você.

A meditação guiada pode ser usada para a modificação do comportamento, lembrando memórias do passado, liberando emoções negativas e esclarecendo sua finalidade e objetivos. É um processo lento e intencional de acalmar a mente, colocando os pensamentos conscientes de descanso para que os subconscientes possam surgir.

Alguns de seus benefícios

A meditação guiada é uma forma simples de autocura com benefícios para a saúde, tais como:

– Relaxamento;

– Redução do estresse;

– Melhoria da autoconfiança e autoestima;

– Clareza da mente;

– Melhorara da memória;

– Sensação de conforto e segurança;

– Alegria e felicidade;

– Otimismo;

– Redução de frequência cardíaca;

– Normalização da pressão arterial;

– Melhora na comunicação;

– Aumento da criatividade.

Como fazer a meditação guiada?

Em primeiro lugar, crie um ambiente tranquilo. Isso significa desligar a campainha do telefone e passar longe de todas as outras distrações. Depois, encontre uma posição confortável e use um áudio com as instruções da meditação. Você também pode encontrar vários tipos de meditação guiada na internet, para as mais diversas finalidades.

Sentado ou deitado em uma posição relaxada, permita-se ser guiado, deixando sua imaginação seguir a voz. O seu corpo pode chegar aos níveis mais profundos de relaxamento. É normal cair no sono no início, mas você ainda vai beneficiar com o processo em um nível subconsciente.

A atividade ajuda você a alcançar o relaxamento profundo e liberar as emoções negativas ou crenças que o impedem de ter equilíbrio e bem-estar.

Entrando nessa fase, você pode ter experiências e sentimentos que são normalmente escondidos em partes inacessíveis do seu corpo, mente e emoções. A ajuda orientada da meditação pode ajudar a você respirar, relaxar e se concentrar seus pensamentos e intenções em um objetivo ou propósito específico.

Ao praticar meditações guiadas, você pode despertar áreas latentes de sua mente e sentir a realidade de mudança dentro de si mesmo. Meditação guiada não só é fácil, mas também é uma ferramenta muito poderosa para o desenvolvimento pessoal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!