Sexualidade

Como falar de sexo com seu parceiro: 5 dicas para abordar o tema

Por Redação Doutíssima 28/09/2014

O sexo pode ser um tema estranho. Basta dizer a palavra em voz alta em público que você vai ver rostos vermelhos e risadas desconfortáveis. Mas saber como falar de sexo com seu parceiro deve ser fácil, certo? Nem sempre.

como-falar-de-sexo-com-seu-parceiro

Honestidade e jogo aberto fazem bem à relação – na cama e fora dela. Foto: Shutterstock

Às vezes, falar de sexo com o nosso parceiro pode ser ainda mais difícil. Mas lembre-se que o sexo que é uma parte importante do relacionamento e, por isso, todos os casais devem ter uma conversa aberta e direta sobre sexo.

Dicas de como falar de sexo com seu parceiro

1. Não culpe ou critique

A melhor maneira de como falar de sexo com seu parceiro é nunca colocar a culpa sobre a sua vida sexual exclusivamente em seus ombros. Evite conversar com ele com raiva ou abordando o assunto em um momento em que você se sentir estressada.

Em vez disso, tente escolher um momento neutro, que trabalhe a favor e onde ambos possam discutir com calma as opções para superar quaisquer problemas de intimidade que vocês possam ter.

2. Pense sobre os sentimentos do seu parceiro

Uma ótima maneira de como falar de sexo com seu parceiro é antecipando a sua reação. Com isso, você pode abordar o assunto de forma mais suave, principalmente se estiver relacionado com o seu desinteresse sexual.

Tente começar com algo como: “Eu sei que você tem trabalhado demais, e que aqui em casa as coisas também não têm sido calmas.” Dessa forma, você pode colocar o seu parceiro à vontade antes de investigar um tema potencialmente delicado.

3. Seja compreensiva

Seja compreensiva nos momentos difíceis que podem estar impedindo o desejo sexual do seu parceiro. O momento mais comum para os casais terem problemas em torno do sexo é nos meses e anos após o nascimento de seus filhos.

Os homens, muitas vezes, sentem a perda de sua esposa como parceira sexual, e as mulheres se sentem cansadas para pensar em sexo. Quando a mulher começar a sentir a paixão reacender, é hora de falar com seu parceiro sobre isso.

Através de uma comunicação aberta, é possível encontrar maneiras de manter a chama viva e a melhor maneira de como falar de sexo com seu parceiro.

4. Não aborde o assunto na cama

Os momentos antes ou depois do sexo não são os melhores para examinar falhas ou dissecar sobre o desempenho. Nestes momentos, estamos no nosso estado mais vulnerável.  Além disso, o seu quarto – e, certamente, a sua cama – deveria ser como um santuário, longe das reclamações.

Em vez disso, escolha um lugar agradável, mas neutro, como um restaurante, por exemplo. Estar em um clima diferente pode ser a melhor maneira de como falar de sexo com seu parceiro.

5. Tenha uma solução em mente, mas esteja aberta a outras ideias

Uma coisa é expor as suas necessidades e desejos. Só que você também deve estar disposta a ouvir o seu parceiro. Você sabe o que está errado e como pode melhorar, mas saiba que o seu parceiro também pode avaliar e indicar outras soluções para que a vida sexual do casal volte aos bons tempos.

Além disso, tenha a mente aberta para novas experiências, caso elas sejam propostas, e nunca tenha uma reação de surpresa ou de desaprovação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!