Esporte

Hipismo para idosos é uma verdadeira terapia sobre o cavalo

Por Redação Doutíssima 01/10/2014

Assim como o hipismo pode ser praticado por crianças, o esporte também faz muito bem para os idosos. Segundo estudos, o hipismo para idosos proporciona benefícios físicos, psicológicos e até sociais.

Benefícios do hipismo para idosos

Quando o ser humano chega à terceira idade, qualquer exercício que movimente o corpo sem risco de lesões faz muito bem ao organismo. Praticado de forma correta, com supervisão,O hipismo para idosos contribui para o desenvolvimento de aspectos como equilíbrio, força muscular, coordenação motora, atenção, aperfeiçoamento e conscientização do próprio corpo. Além disto, a atividade ajuda o idoso a recuperar a autoconfiança, autoestima e qualidade de vida.

hipismo-para-idosos

Hipismo é uma atividade benéfica para a saúde mental e física na terceira idade. Foto: Shutterstock

Muitos terapeutas indicam o hipismo para idosos como um tratamento prazeroso, pois foge de consultórios e ambientes fechados. Sem contar no prazer de ter um contato direto com um animal como o cavalo. O movimento do animal estimula o sistema vestibular, melhorando a consciência espaço temporal, a concentração, o equilíbrio e a consolidação da segurança gravitacional, deixando o idoso menos vulnerável a quedas e a incapacidades funcionais.

Hipismo para idosos deve ter supervisão

O idoso que pratica esse esporte aprende movimentos coordenados de controle de postura para equilibrar-se em cima do cavalo. Este animal oferece situações únicas em exercícios como parar e andar e mudar de direção e sentido, aumentando a vivacidade do idoso. Sendo assim o hipismo para idosos trabalha tanto a parte corporal quanto a emocional. A atividade deve ser acompanhado por um profissional que orienta a atividade de acordo com a capacidade do idoso.

Conheça mais sobre o hipismo

Hipismo é um esporte que consiste na arte de montar a cavalo. É o único esporte que tem o envolvimento direto com um animal. O hipismo ainda é desconhecido por muitas pessoas, se você não conhece esta atividade, vale a pena tentar.

Hoje, já existem muitas escolas de hipismo espalhadas por todo o Brasil e a entidade regulamentadora aqui no país é a CBH (Confederação Brasileira de Hipismo), fundada em 19 de dezembro de 1941. Ela é responsável pela regulamentação, coordenação, promoção e fomento das oito modalidades praticadas no Brasil. Além disso, forma as delegações que representam o país em competições internacionais. A CBH também organiza e realiza campeonatos, seletivas e cursos, em nível estadual e federal.

O hipismo é divido em várias provas tais como adestramento, salto, enduro, volteio, atrelagem, rédeas e pólo. O esporte é disputado nas Olimpíadas e Paraolimpíadas. Em nível olímpico, esta prática se faz representar pelas modalidades de corrida, salto e Concurso Completo de Equitação (CCE). Já nos Jogos Paraolímpicos, o hipismo é representado apenas pela modalidade de adestramento.

O Concurso Completo de Equitação reúne provas de adestramento, cross country e salto, realizadas em um ou três dias de competição. O concurso ocorre em uma área que simula um ambiente natural onde o cavaleiro deve passar por obstáculos como tanques de água e troncos de árvores. Vence o cavaleiro ou equipe que errar menos, além de apresentar habilidades durante a equitação como harmonia com o cavalo, obediência e resistência.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!