Receitas

Macarronada light existe e fica deliciosa. Conheça a receita

Por Redação Doutíssima 05/10/2014

Se você está pensando que o macarrão não faz parte de uma dieta saudável, é bom repensar sua estratégia. Há muitas delícias da culinária italiana que podem ser incluídas na dieta graças a alguma adaptações da receita original. Com isso, além de diminuir o número de calorias da receita, a macarronada light se torna uma opção de refeição saudável.

Veja nesse artigo como é fácil de fazer uma macarronada light que vai agradar toda a sua família.

macarronada-light

Ao utilizar vegetais, macarronada ganha uma versão light mas ainda saborosa. Foto: Shutterstock

Macarronada light leva legumes

A estratégia saudável da macarronada light é adicionar legumes com o macarrão. Essa não é apenas uma ótima maneira de você consumir uma ou duas porções de legumes que precisa a cada dia, mas também é uma maneira para aumentar a quantidade do alimento com poucas calorias.

Ou seja, você vai se sentir satisfeito mais rápido graças à quantidade de legumes adicionados à massa, que possuem pouquíssimas calorias. Finalmente, se você fizer esse prato com um tipo de macarrão que tenha grãos integrais, pode adicionar ainda mais fibras e nutrientes à sua receita.

O macarrão feito à base de arroz também é uma ótima opção, já que pode ser consumido por pessoas intolerantes ao glúten. A receita de macarronada light que você verá abaixo é uma deliciosa versão da macarronada tradicional, mas com apenas 220 calorias a porção. Veja como fazer:

Receita de macarronada light de legumes

Ingredientes:

500 gramas de macarrão de sua preferência

2 xícaras de berinjela descascadas e em fatias

2 xícaras de abobrinha em fatias

1/2 colher de chá de sal

1 pitada de pimenta do reino

1 xícara de cebola em fatias

1 colher de sopa de azeite de oliva

5 tomates cortados em cubos

2 colheres de sopa de extrato de tomate

1 colher de chá de orégano seco

1/2 colher de chá de alho em pó

1/2 colher de chá de manjericão

1 xícara de queijo mussarela light

Modo de Preparo:

Coloque a berinjela e a abobrinha em um prato e polvilhe com sal sobre elas. Deixe descansar por 30 minutos, lave e escorra bem. Depois, coloque o macarrão conforme as instruções da embalagem.

Enquanto isso, em uma frigideira grande e antiaderente, refogue a berinjela, a abobrinha e a cebola no óleo até ficarem bem macias. Adicione os tomates, o extrato de tomate, o orégano, o alho em pó, o manjericão e a pimenta.

Depois que a mistura ferver, reduza o fogo e deixe cozinha por 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Em seguida, escorra a massa e coloque em um prato refratário. Cubra com a mistura de vegetais. Polvilhe com o queijo mussarela e leve ao forno para gratinar ou até que o queijo esteja derretido. O rendimento é de 3 porções.

Quer uma opção com ainda menos calorias?

Você pode fazer algumas modificações na receita de macarronada light e deixá-la mais saudável ainda. É possível acrescentar algum tipo de carne magra, como peito de frango ou atum e substituir o macarrão por abobrinha. Isso mesmo!

Basta cortar a abobrinha em tirar finas, semelhantes ao macarrão, e colocar em uma frigideira antiaderente por alguns minutos. Fica delicioso e ainda mais saudável.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!