Especialidades

Como as mudanças hormonais na menopausa afetam a vida sexual

Por Redação Doutíssima 21/05/2014

A menopausa traz consigo uma série de mudanças hormonais, as quais simbolizam a perda da capacidade reprodutiva. A mulher na menopausa passa a apresentar uma série de sintomas físicos e emocionais, os quais têm capacidade de afetar a sua vida sexual.

Na menopausa, os ovários passam a produzir uma menor quantidade de estrogênio e de progesterona e essa diminuição pode levar ao aparecimento da osteoporose, de gordurinhas na cintura e, ainda, a pele e os cabelos podem perder o seu brilho. São muitos os efeitos das mudanças hormonais.

Algumas mulheres sofrem bruscas mudanças hormonais, podendo diminuir a libido. Foto: Shutterstock

Algumas mulheres sofrem bruscas mudanças hormonais, podendo diminuir a libido. Foto: Shutterstock

Já em razão de uma alteração que ocorre no hipotálamo, aparecem na mulher as ondas de calor, além da secura vaginal. Além disso, com a diminuição de dopamina e serotonina, aparece também a depressão.

Estas mudanças hormonais estão programadas para acontecer na vida da mulher por volta dos 50 anos, mas podem ocorrer até mesmo antes dos 40 anos, embora a menopausa seja mais comum entre os 45 anos e os 55 anos de idade.

Reflexos das mudanças hormonais

Com a chegada da mulher à menopausa, pode ocorrer tanto uma diminuição como um aumento do seu desejo sexual, a depender de cada caso. Algumas mulheres sofrem bruscas mudanças hormonais, as quais podem diminuir de forma importante a sua libido.

Já outras mulheres experimentam uma melhora da vida sexual e também de seu desejo com a parada do ciclo menstrual, pois não precisam mais se preocupar tanto com os filhos (que geralmente já estão crescidos) e nem com a possibilidade de uma gravidez indesejada.

Por outro lado, as mudanças hormonais na menopausa diminuem a lubrificação vaginal e a gordura localizada nos grandes lábios, o que gera um maior atrito da vagina com o pênis. Isto pode levar a machucar a parede vaginal e até provocar infecções, as chamadas vulvovaginites.

Por isso, é aconselhável usar cremes lubrificantes para evitar esse desconforto. É preciso estudar também a possibilidade de reposição hormonal, juntamente a um médico ginecologista ou endocrinologista.

A reposição ajuda na manutenção das características físicas femininas, prevenindo a ocorrência de pele e cabelos secos, mantendo as formas femininas e a sua voz. É uma maneira bastante utilizada de enfrentar as mudanças hormonais.

Problemas sexuais

Se, além das mudanças hormonais e físicas, surgirem certos problemas sexuais, como a inibição, a falta ou a dificuldade de a mulher chegar ao orgasmo, deve-se procurar o auxílio de um terapeuta sexual. Esse profissional poderá ajudar com orientações e técnicas para usufruir melhor da sua sexualidade na menopausa.

Além disso, é preciso entender a menopausa como uma fase psicológica delicada para as mulheres, em que alterações nítidas de comportamento podem ocorrer. Mulheres que já passaram por essa experiência e as pessoas que conviveram com elas são unânimes em reconhecer a manifestação de determinados sintomas, entre eles, a depressão e a labilidade emocional.

Mesmo aquelas que manifestam pequenas alterações comportamentais, queixam-se da mudança aparentemente sem causa do humor ou da vontade de chorar que sem explicação que as invade de uma hora para outra. Sendo assim, é recomendável procurar um psicólogo ou psiquiatra que possa orientar a mulher a superar os problemas de uma importante fase da sua vida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Terapia hormonal da menopausa

Como controlar os sintomas da menopausa

Conheça as principais causas da infertilidade feminina

7 perguntas e respostas sobre a infertilidade

Conheça os 4 hormônios do ciclo menstrual

Impotência: o que elas sentem quando eles não conseguem?

Dúvida: dormir mal pode causar impotência?

Homens: gengivas inflamadas podem causar impotência

Dúvida do leitor: O que é sexologia e quando eu sei que devo procurar um Terapeuta Sexual?

8 Alimentos afrodisíacos para melhorar sua vida sexual

3 Alimentos que vão aumentar seu desejo sexual

Ame-se: confira esses 10 truques para dar um up na auto-estima. Sinta-se mais amada por você mesma!