Receitas

Coxinha fit é para comer de forma saudável e sem culpa

Por Redação Doutíssima 06/10/2014

Um dos quitutes mais característicos dos brasileiros é a coxinha. Dizem que essa iguaria surgiu há muitos anos, com origem paulistana, mas o fato é que o seu sabor é apreciado em todos os cantos do país. Porém, a sua receita original é bastante calórica, ainda mais se for acrescentado o seu famoso recheio de catupiry.

Por isso, quem está de dieta, deve passar longe da sessão de coxinhas da padaria. Mas para quem não consegue ficar sem esta delícia, existe uma versão muito mais saudável e com muito menos calorias: a coxinha fit.

coxinha-fit

Em sua versão alternativa, a coxinha leva ingredientes saudáveis e é assada. Foto: Shutterstock

Essa versão da coxinha tradicional é feita com ingredientes saudáveis, além de ser assada. Se você ficou curioso para saber como fazer uma coxinha fit, veja abaixo a receita que é muito simples de fazer e além de tudo deliciosa.

Receita de coxinha fit

Ingredientes:

500 gramas de peito de frango cozido e desfiado

350 gramas de batata doce cozida

100 ml de caldo de frango (você pode usar a água que usou para cozinhar o peito de frango)

1 cebola grande

2 dentes de alho picados ou amassados

2 tomates maduros sem casca e cortado em cubos

1 ovo inteiro e uma clara

Sal e temperos a gosto

1 colher de óleo de coco ou outro de sua preferência

3 colheres de farinha de linhaça dourada

2 colheres de sopa de farinha de amaranto

Como fazer a coxinha fit

Comece preparando a massa da sua coxinha fit e, para isso, com o auxílio de um garfo, amasse a batata doce até virar um purê bem uniforme. Depois, coloque parte do frango desfiado para o liquidificador ou outro processador de alimentos, e bata por alguns instantes até que fique uma pasta.

Em uma tigela grande, misture o peito de frango processado, o purê de batata doce, o ovo e a farinha de amaranto. Adicione sal e temperos a gosto e misture até virar uma massa. Coloque na geladeira enquanto você prepara o recheio.

Para preparar o recheio da sua coxinha fit, leve ao fogo médio uma panela com óleo e refogue a cebola e o alho até que a cebola fique amolecida, depois acrescente um pouco do caldo de frango e deixe cozinhar até que a cebola fique transparente.

Logo após, acrescente os tomates. Para finalizar, adicione o restante do frango e deixe cozinhar por alguns instantes e acerte o sal e adicione temperos a gosto.

Para montar as coxinhas, você pode usar um molde específico para este fim. Mas você também pode fazer usando uma bolinha de massa e amassando com as duas palmas das mãos.

Depois é só acrescentar o recheio e fechar, buscando o formato de uma coxinha tradicional. Por fim, é só passar na clara de ovo e na farinha de linhaça, e colocar a sua coxinha fit em uma assadeira previamente untada. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por 30 minutos.

Agora é só de deliciar com esta delícia, mas nada de combinar com uma cervejinha, já que um suco natural é a melhor combinação com a coxinha fit. O rendimento dessa receita é de 6 coxinhas médias.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!